Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa critica a 'cultura da morte' que atinge a terceira idade, a eutanásia



O papa Bento XVI denunciou hoje que a "cultura da morte" também incide sobre a terceira idade, "já que, com crescente insistência, a eutanásia é proposta como solução para resolver casos difíceis".

O pontífice afirmou isto na mensagem que apresentou hoje no Vaticano na Assembléia Plenária do Conselho Pontifício para a Família, que abordou o tema "Os avós, seu testemunho e presença na família".

O líder da Igreja Católica afirmou que no passado os avôs desempenhavam um papel importante na vida e no crescimento da família e que mesmo quando eram muito idosos continuavam a estar com os filhos, com os netos e até mesmo com os bisnetos, "dando testemunho de premência, sacrifício e uma entrega diária sem reservas".

No entanto, prosseguiu o Papa, na vida atual "a evolução econômica e social" levou a profundas transformações na vida das famílias e dos idosos.

Muitos avós estão "em uma espécie de zona de estacionamento e muitos se dão conta que são um peso para a família e preferem viver sozinhos ou em asilos, com todas as conseqüências que isto comporta", acrescentou.

"Infelizmente, de muitas partes avança a cultura da morte, que também incide sobre as pessoas da terceira idade. Com crescente insistência se chega até a propor a eutanásia como solução para resolver situações difíceis", declarou o papa.

Bento XVI pediu que se atue "com força antes de tudo o que desumaniza a sociedade" e que se "derrote" qualquer tipo de marginalização, "já que os que estão arrastados pela mentalidade individualista não são os avós e os idosos em geral, mas toda a sociedade".

O Papa reiterou que os avós "seguem sendo um testemunho de unidade, de valores baseados na fidelidade a um único amor que gera a fé e a alegria de viver".

"Os novos modelos de sociedade e o relativismo que imperam enfraqueceram estes valores fundamentais do núcleo familiar. Os males de nossa sociedade precisam de remédios urgentes. Não se pode projetar o futuro sem se referir a um passado carregado de experiências significativas e de pontos de referência espirituais e morais", concluiu o pontífice.

Fonte: EFE

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)