Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa em ligação com Assis: Natal é abrir-se ao perdão



Abrir o coração à misericórdia, perante as carnificinas dos migrantes no mar, "não fáceis de perdoar": é o convite do Papa Francisco em ligação-vídeo com Assis, na tarde deste domingo (06/12). Do Vaticano, o Papa acendeu simbolicamente o Presépio e a Árvore de Natal montados em frente da Basílica Menor de São Francisco de Assis, ambos dedicados aos migrantes. Do Papa também um agradecimento à Itália pelo generoso acolhimento aos refugiados.

Qual é a medida da salvação? Sete metros, como um barco de madeira, consumida pelo mar. Um barco que, no dia 13 de março de 2014, salvou a vida de nove imigrantes que da Tunísia desembarcaram em Lampedusa, em busca de um futuro melhor. Este barco é a "cabana" simbólica em que foi montado o Presépio de Assis, dedicado a todos os migrantes. A Sagrada Família está no centro do casco, rodeada de coletes salva-vidas e protegida por uma grande Árvore de Natal, doada a esta cidade da Úmbria pela Região da Lombardia.

Em ligação-vídeo e em directo a partir do Vaticano, o Papa Francisco acendeu simbolicamente, com uma vela, as luzes dos dois emblemas natalícios. Recordou os tantos mortos afogados no mar e sublinhou: “o Senhor veio para nos dar esperança, para nos dizer que Ele é mais forte do que a morte, é maior do que qualquer maldade, é misericordioso”. E acrescentou:

"Neste Natal convido-vos a abrir o coração à misericórdia, ao perdão. Mas não é fácil  perdoar estas carnificinas. Não é fácil”.

Em seguida, saudando os homens da Guarda Costeira, chamados "instrumentos" e "semeadores de esperança de Jesus", o Papa agradeceu a Itália pelo acolhimento "generosamente" oferecido aos migrantes:
"O sul da Itália tem sido um exemplo de solidariedade para o mundo inteiro! A todos eles faço votos que, quando olharem para o Presépio, possam dizer a Jesus: 'Eu também dei uma mão para que Tu sejas sinal de esperança!'”.

Estavam presentes na cerimónia também trinta e um refugiados do Afeganistão, Camarões, Nigéria e Síria, apoiados pela Caritas de Assis. A eles o Papa se dirigiu  directamente:

"A todos vós refugiados, digo-vos uma palavra, aquela do profeta, que diz: levantai a cabeça, o Senhor está próximo. E com Ele a força, a salvação, a esperança. O coração, talvez, está triste, mas a cabeça está erguida na esperança do Senhor. A todos vós, refugiados, a todos vós da Guarda Costeira, vos abraço e desejo um Santo Natal, cheio de esperança, e com muitas carícias do Senhor”.

Antes da sua intervenção, o Papa ouviu dois testemunhos: o primeiro foi de uma jovem refugiada dos Camarões que, durante a fuga do seu país, perdeu a filha de quatro anos. Feita prisioneira na Líbia por três meses, torturada apesar de ser grávida, saiu sã e salva de uma viagem da esperança, a bordo de um barco carregado de 125 pessoas.

Em seguida, foi a vez de António, membro da Guarda Costeira que com a sua tripulação salvou mais de 5 mil migrantes. Entre eles estava uma pessoa especial, subtraídas ao mar em agosto passado:
"A primeira a ser salva foi uma criança pequena, quase invisível no colete salva-vidas que a rodeava. Tinha apenas quatro dias de vida. Tinha nascido na noite antes de enfrentar o mar, para realizar a ‘viagem da esperança’ com o pai, a mãe e o irmãozinho de dois anos. As atenções da tripulação estavam dirigidas para esta criatura frágil que realmente sentíamos de tê-la resgatado de um destino cruel".

Fonte: rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)