Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa exorta os Vicentinos ao acolhimento, adoração, disponibilidade


 Gente de Opinião

Papa encontra a Família Vicentina e a exorta a "adorar, acolher e ir" - AFP

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre concluiu sua série de audiências, na manhã deste sábado (14/10), recebendo, na Praça São Pedro, cerca de onze mil membros da grande Família Vicentina.

Gente de Opinião

A audiência realizou-se por ocasião do Ano Jubilar dos 400 anos de fundação da Congregação, por obra de São Vicente Ferrer, que teve como tema: “Era estrangeiro, e me acolhestes”.

Em seu discurso aos numerosos Vicentinos, o Papa recordou o carisma específico de São Vicente:

“São Vicente gerou um impulso de caridade que dura nos séculos. Por isso, hoje, quero encorajá-los a prosseguir este caminho, nas pegadas do seu Fundador, propondo-lhes três simples verbos, que acho importantes para o espírito Vicentino, mas também para a vida cristã em geral: adorar, acolher, ir”.

Explicando o sentido de cada um destes verbos, Francisco disse que “adorar” é um dos convites de São Vicente para cultivar a vida interior e dedicar-se à oração, que purifica e abre o coração. Para ele, a oração é essencial. Não é somente um dever e nem um conjunto de fórmulas, mas é estar com Deus e a Ele entregar-se. A adoração também proporciona paz e alegria no dia a dia.

Falando sobre o verbo “acolher”, o Papa disse que não se trata apenas de receber bem alguém, mas ser acolhedores, disponíveis, desapegados. Que São Vicente, acrescentou Francisco, “nos ajude a dar o justo valor a este DNA eclesial do acolhimento, da disponibilidade e da comunhão.

Por último, o Santo Padre explico o sentido do verbo “ir”. O amor é dinâmico, faz sair de si e leva a deixar a própria comodidade, com simplicidade e entusiasmo, para ir pelo mundo, para levar o fogo do amor e da caridade. E o Papa concluiu:

“Queridos irmãos e irmãs, agradeço-os por estarem em movimento pelas estradas do mundo, como São Vicente lhes pediria também hoje. Faço votos de que não parem, mas continuem, através da adoração, a atingir o amor de Deus e a difundi-lo ao mundo, contagiando-o com a caridade, a disponibilidade e a concórdia”.

O Santo Padre se despediu dos cerca de onze mil membros da Família Vicentina, concedendo a todos e aos pobres que encontrarem, a sua Bênção Apostólica. (MT)

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)