Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa Francisco: Ninguém se salva sozinho


Gente de Opinião
Gente de Opinião

Gente de Opinião

Na última passada quarta-feira começamos um breve ciclo de catequeses sobre os Sacramentos, iniciando pelo Batismo. E sobre o Batismo gostaria de dar a minha atenção também hoje, para sublinhar um fruto muito importante deste Sacramento: esse faz-nos tornar membros do Corpo de Cristo e do Povo de Deus.

O Batismo faz de nós membros do Corpo de Cristo e do Povo de Deus – afirmou o Papa Francisco. Como de geração em geração se transmite a vida, também de geração em geração, através da fonte batismal, se transmite a graça e, com esta graça, o Povo cristão caminha no tempo como um rio que irriga a terra e espalha pelo mundo a Bênção de Deus – concretizou o Santo Padre que lançou neste momento uma afirmação clara de que sozinhos não nos podemos salvar:

Ninguém se salva sozinho. Somos comunidade de crentes e, na comunidade, experimentamos a beleza de partilhar a experiência de um amor que precede a todos nós, mas, ao mesmo tempo, pede para sermos, uns para os outros, “canais” da graça, apesar das nossas limitações e pecados. A dimensão comunitária não é uma espécie de moldura, mas parte integrante da vida cristã, do testemunho e da evangelização.“

E neste momento da sua catequese o Santo Padre recordou o caso histórico da comunidade cristã no Japão:

A propósito da importância do Batismo para o Povo de Deus, é exemplar a história da comunidade cristã no Japão: no início do século dezassete, abateu-se sobre ela a perseguição, houve numerosos mártires, os membros do clero foram expulsos e milhares de fiéis assassinados, vendo-se então privada de sacerdotes e forçada a viver na clandestinidade. E quando nascia uma criança o pai ou a mãe batizavam-na porque todos podemos batizar.”

Quando dois séculos e meio depois, os missionários voltaram a gozar de liberdade, aquela Igreja local apareceu formada por milhares de cristãos; eles tinham mantido, mesmo em segredo, um forte espírito comunitário, porque o batismo lhes tinha feito um só corpo em Cristo.

Podemos aprender tanto com esta história.

No final da audiência o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes nesta Audiência, especialmente aos grupos vindos do Brasil. Queridos amigos, todos os batizados estão chamados a ser discípulos missionários, vivendo e transmitindo a comunhão com Deus. Em todas as circunstâncias, procurai oferecer um testemunho alegre da vossa fé. Que Deus vos abençoe!

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção.”

Fonte: Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)