Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa Francisco: 'Tende fé em Jesus, nunca decepciona. É a chave do sucesso'


Gente de Opinião

Um convite a confiar em Jesus, aquele que nunca decepciona e que veio para tirar todos os pecados do mundo. É esta é a chave do sucesso indicada pelo Papa Francisco ontem à tarde durante a sua visita à paróquia romana do Sagrado Coração situada no Bairro Castro Pretorio administrada pelos salesianos, perto da Estação Termini. Foram quase quatro horas marcadas por um clima familiar e cadenciadas por muitos momentos significativos: o encontro com os refugiados, os sem-abrigo, as crianças, os recém-casados e a comunidade religiosa.

Alegria, calor e acolhimento num clima familiar. Os tantíssimos paroquianos do Sagrado Coração abraçaram assim o Papa Francisco que desenvolveu a homilia à volta da imagem do evangelho dominical: João Baptista dá testemunho de Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Como um cordeiro na sua fraqueza pode tirar todos os pecados e males do mundo? "Com a mansidão e com o amor", foi a resposta do Papa:

"Tão frágil Jesus, como um cordeiro. Mas teve a força de carregar sobre Si todos os nossos pecados: todos. "Mas, Padre, o senhor não sabe da minha vida: tenho um pecado que não posso carregá-lo nem mesmo com um caminhão..." Quantas vezes, quando olhamos para a nossa consciência, encontramos alguns pecados que são grandes, hein? Mas Jesus os carrega!"

Jesus perdoa tudo, erradica o pecado, João Baptista convida todo homem a crescer na confiança em Jesus. "A confiança no Senhor – explicou o Papa – é a chave do bom êxito na vida":

"E essa é uma aposta que devemos fazer: confiar n'Ele e Ele jamais decepciona. Jamais, hein? Ouçam bem, vocês rapazes e meninas, que estão a começar a vida agora: Jesus jamais decepciona. Jamais!"

Em seguida, o Santo Padre ajudou os fiéis que superlotavam a igreja a "encontrar" Jesus às margens do rio Jordão, onde dois mil anos atrás João O encontrou:

"E agora vos convido a fazer uma coisa: fechemos os olhos; imaginemos aquela cena ali, às margens do rio, João a baptizar e Jesus que passa. E ouçamos a voz de João: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Olhemos Jesus em silêncio, cada um de nós, do seu coração, diga algo a Jesus, em silêncio. O Senhor Jesus, que é manso, é bom – é um cordeiro –, que veio para tirar os pecados, nos acompanhe na estrada da nossa vida. Assim seja."

A visita à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Castro Pretório, foi a quarta do Papa Francisco, a primeira no centro de Roma, confiada aos Salesianos que administram também uma Obra querida por Don Bosco numa realidade de "periferia existencial". O Santo Padre, ao chegar sob a chuva, por ele definida "uma bênção", encontrou primeiro cerca de 60 sem-abrigo; em seguida, uma centena de jovens refugiados, alguns dos quais chegaram à Itália pela ilha de Lampedusa; depois foi a vez das crianças recentemente baptizadas e dos recém-casados.

Gente de Opinião


O Papa fez um apelo à partilha das necessidades materiais e espirituais, à partilha também entre pessoas de religiões diferentes, porque "Deus – disse – é um só e sempre o mesmo".

Outro momento vivido com intensidade espiritual foi o da Confissão. De facto, o Papa Francisco ouviu a confissão de cinco pessoas. Um canto em espanhol durante a missa, o chimarrão oferecido pela comunidade religiosa e a imagem, no presbitério, da Virgem de Luján, padroeira da Argentina: sinais de calor e afecto da paróquia ao Santo Padre, que disse sentir-se em casa, "em família":

"Obrigado pelo acolhimento hein! Muito obrigado. Sinto-me em casa, entre vós. Porque se pode fazer uma visita e encontrar muita educação, todo o protocolo, mas não haver calor. Entre vós encontrei o calor do acolhimento, como numa família. E hoje fui eu que entrei, e me sinto em casa, como em família. Muito obrigado!"

 

Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)