Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa preside missa na 'Epifania do Senhor'


Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI irá celebrar na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro, a santa missa na Basílica Vaticana, na solenidade da Epifania do Senhor. Durante a celebração o Papa ordenará bispo dois prelados: Mons. Charles John Brown, novo núncio apostólico na Irlanda; e Mons. Marek Solczynski, novo núncio apostólico na Geórgia e Armênia.

A Rádio Vaticano estará transmitindo a santa missa ao vivo, via satélite, para todo o Brasil e demais países de língua portuguesa cujas emissoras nos retransmitem, a partir das 6h20 (do horário brasileiro de verão).

Sobre a importância da solenidade da Epifania – manifestação do Senhor a todos os povos – a Rádio Vaticano pediu um comentário ao Prior-Geral da Ordem dos Agostinianos Descalços, Pe. Gabriele Ferlisi. Eis o que disse:

Pe. Gabriele Ferlisi:- "A Epifania tem um lugar de relevo no ciclo do ano litúrgico. De fato, se o Natal pode ser considerado como uma primeira Epifania de Jesus, Deus que se manifesta no seio do povo da Israel – os pastores acorrem a Ele –, esta festa da Epifania, que se celebra em 6 de janeiro, é a revelação da divindade de Cristo reconhecida pelos povos pagãos, simbolizados por estes homens sapientes do Oriente Médio. Portanto, tem uma importância particular porque o Senhor Jesus não veio somente para o povo de Israel, mas veio para toda a humanidade e, então, todos os homens e todos os povos reconhecem naquele menino o Filho de Deus. Efetivamente, os presentes que os Magos oferecem são simbólicos: ouro, incenso e mirra. O ouro para indicar a senhoria de Jesus, o incenso para indicar a sua divindade, e a mirra para indicar a sua humanidade: o verbo se fez carne."

RV: Como podemos ver, hoje, a solenidade da Epifania do Senhor?

Pe. Gabriele Ferlisi:- "É preciso olhar um pouco mais com olhos da fé. Nós devemos ser verdadeiramente como os Magos. Existe um pensamento muito bonito de Santo Agostinho, num discurso sobre a Epifania. O grande Padre da Igreja explica que os Magos vieram e o procuraram dizendo: "onde está o Rei dos Judeus que nasceu? Vimos a sua estrela no Oriente e vimos adorá-lo". O comentário de Agostinho se expressa em quatro verbos: "Anunciam e perguntam, acreditam e buscam". Como que para simbolizar aqueles que caminham na fé e desejam a visão. Devemos verdadeiramente recuperar a dimensão um pouco mais espiritual da vida e mesmo em Jesus não ver somente a dimensão humana, o homem mais excelente, mais sábio, e o Evangelho entendido somente em dimensão sociológica. Talvez, hoje, fosse necessário recuperar uma dimensão profunda da fé, porque está sendo perdida. Conseguir ver a divindade de Cristo e que o Senhor continua a manifestar-se. Aquela estrela que os Magos seguiram até Belém continua no tempo iluminando todos os eventos da vida, e bem lidos nos levam a ver a ação de Deus no mundo." (RL)

Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)