Domingo, 19 de dezembro de 2010 - 18h56
“Desejo confiar a São José, padroeiro universal da Igreja, todos os pastores, exortando-os a oferecer aos fiéis cristãos e ao mundo todo, a humilde e cotidiana proposta das palavras e dos gestos de Cristo”. Com essas palavras, Bento XVI encerrou hoje, 19, a breve meditação para cerca de 30 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro para a habitual oração do Angelus.
No evangelho deste domingo, que é o quarto do tempo do advento, o papa recordou que São Mateus narra como ocorreu o nascimento de Jesus, a partir da perspectiva de São José.
“Ele era o noivo de Maria, que, ‘antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por obra do Espírito Santo’ (Mt 1,18). O Filho de Deus, realizando uma antiga profecia (Isaías 7,14), tornou-se homem no ventre de uma virgem, e tal mistério manifesta o amor, a sabedoria e o poder de Deus em favor da humanidade ferida pelo pecado”.
São José é apresentado como um “homem justo” (Mt 1,19), fiel à lei de Deus, disposto a fazer sua vontade. Por isso entra no mistério da Encarnação.
“Abandonada a idéia de repudiar em segredo Maria, ele a tomou consigo, porque agora os seus olhos vêem n’ela a obra de Deus".
Bento XVI cita ainda as palavras de Santo Ambrósio, que comenta que “em José se identifica a amabilidade e a figura dos justos, para tornar mais digna a sua qualidade de testemunha. Ele não poderia contaminar o templo do Espírito Santo, a Mãe do Senhor, o ventre fecundado pelo mistério”, disse o papa.
Segundo o papa, São José anuncia as maravilhas do Senhor, testemunhando a virgindade de Maria, a ação gratuita de Deus e custodiando a vida terrena do Messias.
“Então, nós veneramos o pai legal de Jesus, porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia Daquele que torna realidade as profecias, e abre o tempo da salvação”.
Antes de se despedir dos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro falando em várias línguas, Bento XVI rezou a oração mariana do Ângelus e concedeu a todos a sua Benção Apostólica.
Fonte: Rádio Vaticano
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da