Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Parlamentares analisam adesão da Bolívia ao Mercosul


Renata Giraldi e Danilo Macedo
 Agência Brasil

Brasília – Nos próximos dias, os parlamentos do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela deverão receber o pedido da Bolívia de adesão ao Mercosul. Na prática, a Bolívia negocia para ser o sexto integrante do bloco. O processo foi mais rápido do que o esperado porque o presidente boliviano, Evo Morales, antecipou-se em relação a várias etapas e assinou hoje o Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao bloco.

Pelo cronograma habitual, antes da assinatura do protocolo, há sondagens, consultas informais e a elaboração do texto vinculativo que dá forma ao documento final. Morales, porém, acelerou as etapas que antecedem a assinatura do protocolo agilizando as negociações para a inclusão da Bolívia ao Mercosul.

A próxima etapa está sob responsabilidade dos parlamentos de cada integrante do bloco. No caso do Paraguai, que está suspenso do Mercosul até abril de 2013, uma vez reintegrado ao bloco, o país submeterá ao seu parlamento o pedido de adesão da Bolívia.

Não há uma fixação de prazos. Um candidato a membro pleno no Mercosul só é aceito se houver a aprovação de todos os parlamentos. A decisão tem de ser unânime. A expectativa, segundo negociadores, é que, em quatro anos, a Bolívia seja aceita como país membro pleno do Mercosul.

No caso da Venezuela, houve um impasse no Brasil e no Paraguai. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou a adesão da Venezuela, mas o Parlamento do Paraguai até hoje não chancelou o ingresso dos venezuelanos.

O processo de inclusão da Venezuela no Mercosul levou seis anos, começou em 2006 e terminou em julho. Atualmente o Equador, o Suriname e a Guiana negociam para se tornarem membros plenos do bloco. As negociações estão adiantadas com o Equador que provocou duas etapas de consultas informais entre especialistas do bloco e equatorianos.

O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai - que está suspenso do bloco. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados.Com os venezuelanos, o Mercosul tem um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população é 275 milhões de habitantes.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)