Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Patriota vai à Turquia para preparar visita de Dilma


Renata Giraldi
Agência Brasil


Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, desembarca amanhã (11) na Turquia, onde fica até segunda-feira (12) para preparar a visita da presidenta Dilma Rousseff ao país, prevista para outubro. Patriota tem reuniões marcadas com o presidente da Turquia, Abdullah Gül, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoğlu.

O governo da Turquia é hoje um dos principais interlocutores na crise que atinge os países muçulmanos no Norte da África e Oriente Médio. Paralelamente, o Brasil e a Turquia estão em um momento de multiplicação dos contatos e aprofundamento da cooperação, segundo o Itamaraty. O objetivo da visita de Patriota é também ampliar a agenda bilateral e global.

Apenas no primeiro semestre deste ano, o comércio bilateral entre os dois países registrou volume superior a US$ 1,5 bilhão. Os principais investimentos se concentram nos setores de produtos químicos, eletrodomésticos, peças e acessórios para veículos automotores.

A próxima viagem internacional de Dilma é a Nova York, para onde viaja dia 16. Pela primeira vez, a presidenta participa de uma reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, ela também participará de reuniões paralelas e há a previsão de ali o Brasil confirmar seu apoio ao governo de transição na Líbia, comandado pela oposição ao presidente Muammar Khadafi.

Dilma, no entanto, ainda não fechou a agenda de viagens internacionais. Assessores da Presidência da República sinalizaram que está nos seus planos visitas à Colômbia, à Venezuela, ao Uruguai e ao Paraguai, na América do Sul. Antes dos países vizinhos, a presidenta vai a Bruxelas, na Bélgica, onde participa de reuniões de parceria estratégica. Em seguida, fará viagens à Bulgária – país de origem de sua família paterna – e à Turquia.

Dilma já visitou a Argentina, o Peru, Paraguai e Uruguai. Antes das visitas da presidenta, Patriota vai aos países onde ela pretende ir. O chanceler disse que em dezembro conclui as visitas aos 12 países que integram a América do Sul. Antes de a presidenta ir a um determinado país, o ministro vai ao local para negociar acordos e examinar as demandas e expectativas. Segundo ele, falta apenas o Suriname, para onde pretende viajar em breve.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)