Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Peru fará reformas políticas para fortalecer a segurança


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - Ao completar um ano no governo, o presidente do Peru, Ollanta Humala, anunciou que fará uma reforma ministerial. Ontem (23) vários ministros colocaram os cargos à disposição informando que pretendiam facilitar o processo para o presidente. O chefe de gabinete da Presidência da República peruana, Juan Jimenez, disse que as reformas pretendem fortalecer a segurança pública e o combate ao crime organizado no país.

Jimenez disse ainda que as mudanças incluem alterações na estrutura da polícia nacional e a unificação de uma série de agências de controle do crime organizado no Peru. “A segurança pública é um objetivo fundamental em todo o país", disse ele.

O chefe de gabinete apelou também para que partidos políticos, veículos de comunicação e movimentos sociais cooperem com o governo no que chamou de combate ao terrorismo. “É hora de reagir firmemente e rejeitar esses grupos que buscam minar a democracia e estabelecer uma nova relação de todos com o problema”, destacou Jimenez.

Humala assumiu o poder em julho de 2011. Na ocasião, sua vitória foi celebrada por vários líderes políticos sul-americanos por representar a vitória sobre o conservadorismo político. Ele venceu as eleições contra Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). Ao tomar posse, o presidente prometeu dar prioridade às questões sociais e de segurança.

O Brasil foi o primeiro país visitado por Humala, logo depois de sua eleições. Segundo ele, os programas de transferência devem ser tomados como exemplo para o Peru. Ele elogiou as conquistas sociais obtidas no Brasil, nos últimos anos.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)