Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Portugal tem aval do FMI e da União Europeia para receber 5ª parcela da ajuda internacional


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) deram hoje (4) o sinal verde ao governo de Portugal para receber a quinta parcela do plano de ajuda financeira. Segundo autoridades do setor, Portugal atendeu às expectativas da UE e do FMI na contenção de gastos e austeridade interna. As medidas adotadas por Portugal levarão o país a investir nos fundos de três instituições bancárias

O FMI e a UE confirmaram hoje que serão repassados a Portugal a quinta parcela da ajuda internacional, cujo valor total é 78 bilhões de euros. A missão de técnicos que examinou as contas públicas portuguesas, na quarta avaliação trimestral sobre a aplicação do plano de rigor, liberou o pagamento da parcela de 4,1 bilhões de euros.

O ministro das Finanças de Portugal, Vitor Gaspar, disse que apesar do agravamento da situação externa devido ao impacto da crise econômica internacional, o governo português conseguiu cumprir as metas fixadas e deve fechar o ano com déficit público em 4,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

No entanto, as medidas de austeridade adotadas pelo governo de Portugal levaram o país a entrar em um processo de recessão. A previsão dos analistas é que a economia portuguesa caia 3% ao longo do ano. Mas a previsão é que Portugal volte a crescer em 2013 pelo menos 0,2%.

O governo de Portugal anunciou ainda que vai injetar 6,65 bilhões de euros em três instituições bancárias: o Banco Comercial Português, o Banco Português de Investimentos, ambos privados, além do banco estatal Caixa Geral de Depósitos. A ajuda faz parte do programa já previsto de adaptação dessas instituições financeiras às reservas de capital exigidas pela Autoridade Bancária Europeia.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)