Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidenta aproveitar cúpula para se reunir com Chávez


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – No intervalo das sessões da 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Lima (Peru), a presidenta Dilma Rousseff deve aproveitar para conversar com vários presidentes da República. A relação de reuniões aumenta diariamente. Inicialmente, estão previstas conversas de Dilma com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Mas até o embarque da presidenta, outros nomes devem ser incluídos.

De acordo com diplomatas que organizam a cúpula, reuniões como essa em Lima são aproveitadas também pelos chefes de Estado e de governo para conversas bilaterais. Como a presidenta assumiu o governo no começo deste mês, os líderes políticos querem conhecer as propostas dela e alinhavar os acordos de interesse mútuo.

Mas a cúpula também terá momentos de cultura e premiação. Um dos homenageados é o escritor brasileiro de origem libanesa Milton Hatoum, de 58 anos, cuja obra tem um tom crítico. Autor de quatro livros, ele mostra aspectos da cultura árabe e brasileira de forma constante.

A premiação de cinema é para o diretor e coreógrafo egípcio Youssef Chahine, que morreu em 2008 aos 82 anos, cujo trabalho se caracterizou por romper regras e estabelecer um novo estilo no mundo árabe. O prêmio na área musical será para a cantora colombiana de origem libanesa Shakira, de 33 anos, que costuma misturar ritmos latinos, norte-americanos e até árabes nas suas composições.

Paralelamente, haverá uma exposição de fotografias denominada Amrik - com imagens de episódios que contam a imigração e a influência árabe em países sul-americanos. A mostra compõe as comemorações dos 130 anos da imigração árabe na América do Sul. Apenas no Brasil há mais de 10 milhões de descendentes de libaneses – a maior colônia entre os povos árabes no Brasil.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)