Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente da Síria recusa plano de cessar-fogo


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A dois dias do prazo final dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o governo sírio executar o plano de paz na região, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, anunciou ontem (8) que não irá retirar as tropas das cidades. Ele exige da oposição “garantias por escrito”. A cobrança foi feita em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

“Dizer que a Síria vai retirar suas forças das cidades no dia 10 de abril é incorreto. [O emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria], Kofi Annan ainda não apresentou garantias por escrito da aceitação dos grupos terroristas armados sobre o fim de toda forma de violência e de sua intenção de entregar as armas”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Síria.

No texto, o governo informou ainda que Annan não apresentou por escrito o compromisso dos governos do Catar, da Arábia Saudita e da Turquia sobre o fim do financiamento de grupos da oposição. Para Assad, esses grupos são terroristas.

Annan cobrou de Assad o cumprimento do cessar-fogo e disse estar “chocado pelo aumento da violência e as atrocidades em várias cidades e vilarejos na Síria” nos últimos dias. A onda de violência, que dura mais de um ano, matou cerca de 9 mil pessoas, segundo organizações não governamentais.

Desde março de 2011, os protestos na Síria começaram em decorrência da insatisfação de vários segmentos da sociedade com o governo Assad. Os manifestantes reivindicam a saída do presidente e mais liberdade de expressão, além do fim das violações de direitos humanos na região. Há denúncias de prisões, torturas e assassinatos.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)