Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente da Venezuela admite reduzir mandato do Parlamento


 
Da Agência Lusa

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu nessa quinta-feira (7) que vai avaliar a possibilidade de reduzir a duração do mandato do Parlamento, onde a oposição tem maioria, se os deputados insistirem em diminuir o mandato presidencial.

"Vou avaliar com absoluta seriedade e prometo ao país que se vejo que há uma possibilidade para despejar os caminhos do golpismo e do uso da Assembleia Nacional, eu mesmo vou ativar [uma alteração da Constituição], se o povo me acompanhar", disse Maduro.

O presidente venezuelano falou durante encontro com simpatizantes do governo, que promoveram ontem uma marcha contra a Lei de Anistia aprovada pelo Parlamento e recolheram assinaturas para pedir a sua anulação.

Segundo Nicolás Maduro, é "pelo caminho da revolução" que os venezuelanos vão "estabilizar a pátria".

No dia 8 de março, a aliança Mesa de Unidade Democrática anunciou o lançamento do processo para a realização de um referendo de revogação do mandato presidencial de Maduro.

"Afastar Maduro é um passo, o nosso objetivo é construir uma Venezuela unida", afirmou o secretário executivo da aliança, Jesus Chuo Torrealba, acrescentando que a oposição vai avançar ainda com uma reforma constitucional para reduzir a duração do mandato presidencial de seis para quatro anos.

Segundo a oposição, antes do referendo sobre a revogação do mandato presidencial, será aprovada uma "lei de referendos" para "impedir o bloqueio ou a demora nesse mecanismo constitucional, que é um direito do cidadão".

A oposição pretende eleger um novo presidente até o fim deste ano.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)