Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente da Volkswagen renuncia após fraudes em sistemas de emissão de gases



Da Agência Lusa

Gente de Opinião

Martin Winterkorn disse que a empresa precisa de um
novo começoAgência Lusa/EPA/Julian Stratenschukte/Direitos Reservados

O presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou hoje (23) a sua demissão. Ele deixa o cargo depois que a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou a empresa de falsificar dados sobre emissões de gases poluentes em veículos a diesel.

"Estou chocado com os acontecimentos dos últimos dias. Acima de tudo, estou chocado que a má conduta em tal escala tenha sido possível no grupo Volkswagen", afirmou Martin Winterkorn em comunicado.

"A Volkswagen precisa de um novo começo. Eu estou limpando o caminho para este novo começo com a minha demissão", acrescentou.

Nesta quarta-feira, a Justiça alemã abriu uma investigação preliminar para apurar a falsificação de dados.

A Procuradoria-Geral alemã decidiu investigar a Volkswagen pelas "acusações de manipulação de emissões dos veículos a diesel", revelou hoje, em comunicado, o promotor de Brunswick, ao Norte da Alemanha.

O mesmo comunicado informa que, nesta fase, será feita coleta e avaliação de dados, bem como "de várias queixas" apresentadas contra o fabricante, desde o surgimento do escândalo.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a empresa, na sexta-feira (18), de falsifiar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes por meio de um software incorporado no veículo.

Na terça-feira (22), a Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com o tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)