Domingo, 19 de abril de 2015 - 16h42
Agência Lusa / Agência Brasil
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estuda convocar uma reunião de emergência dos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), após o naufrágio de uma embarcação com mais de 700 imigrantes no Mediterrâneo.
Tusk informou, no Twitter, que conversou com o primeiro-ministro de Malta sobre o assunto e continuará conversando com líderes europeus, com a Comissão Europeia e com outros organismos para "atenuar" situações como essa.
Uma decisão final sobre a marcação da reunião dependerá do rumo das conversas que Tusk terá nesta fase inicial, de acordo com o porta-voz do Conselho Europeu, Preben Aamann, citado pela agência France Press.
O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já havia pedido uma reunião urgente. "Não estamos falando de coisas banais, mas de vidas humanas", disse Renzi, considerando que o tráfico de pessoas é "um flagelo" para a Europa.
Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos no Mediterrâneo, depois que o barco em que viajavam, com destino à Itália, ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia.
Em comunicado, a organização Save the Children também já tinha pedido uma reunião de líderes dos países da UE, no prazo máximo de 48 horas, para análise da situação relacionada à imigração.
Também ministros alemães, entre eles o vice-chanceler Sigmar Gabriel, apelaram hoje ao combate a nível europeu contra as "criminosas" redes de tráfico de imigrantes.
De acordo com balanço oficial divulgado no fim da tarde, 28 pessoas sobreviveram.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da