Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente do Paraguai reclama de isolamento


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Em visita à Espanha, o presidente do Paraguai, Federico Franco, reclamou hoje (2) do isolamento dos paraguaios devido à suspensão do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Franco se queixou também do tratamento, que considera diferenciado, entre Paraguai e Venezuela. O Paraguai está suspenso do Mercosul e da Unasul há mais de nove meses.

De acordo com Franco, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi reconhecido como legítimo logo após a morte do presidente Hugo Chávez, em 5 de março. Já seu governo não é considerado legítimo e sofre restrições desde o impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

“Eu expliquei [em entrevista concedida à emissora pública estatal] para toda a Europa que o meu governo é 100% legítimo e constitucional”, disse Franco. “O Paraguai foi isolado por questões ideológicos por um grupo de países.”

Em junho de 2012, o Mercosul e a Unasul aprovaram a suspensão temporária do Paraguai por discordar da forma como foi conduzido o processo de impeachment de Lugo. Para os líderes da região, foi rompida a ordem democrática no Paraguai. A suspensão ainda está em validade. Desde então, Franco, que era o vice-presidente da República do Paraguai, assumiu o poder.

No próximo dia 21, os paraguaios irão às urnas para escolher o novo presidente da República. Há 11 candidatos disputando as eleições. Em entrevista à TVE, emissora pública da Espanha, Franco disse que seu governo é legítimo porque a Constituição determina que o vice-presidente da República substitua o presidente em caso de impedimento.

“É uma questão ideológica. Estou disposto a responder todas as perguntas que possam surgir. Quero reafirmar que a situação atual é absolutamente constitucional”, ressaltou o presidente do Paraguai, que informou estar na Espanha para “seduzir” os espanhóis pelos negócios paraguaios.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai e da emissora pública de televisão da espanha, TVE
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)