Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente venezuelano aceita dialogar com oposição


 *Da Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou que aceitou o pedido para se reunir nesta terça-feira (8) com uma delegação da oposição, feito pelos ministros da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que estão em Caracas, a fim de facilitar o diálogo.

"Tivemos uma grande conversa. [Os ministros] propuseram que eu participe de reunião com a delegação da oposição e aceitei", disse Maduro, após encontro com oito ministros dos Negócios Estrangeiros da Unasul.

Uma delegação da principal aliança da oposição venezuelana, a Mesa de Unidade Democrática (MUD), deverá encontrar-se hoje à noite com os ministros, em um hotel em Caracas, para se pronunciar sobre essa proposta.

Após o encontro no palácio presidencial de Miraflores, Nicólas Maduro destacou que se esse diálogo se concretizar, será "uma grande mensagem de paz, de democracia” que o país envia para todo o povo.

No cargo há quase um ano, o presidente venezuelano tem enfrentado, desde 4 de fevereiro, uma série de manifestações, às vezes violentas, de estudantes e de opositores contra a insegurança, a má situação econômica e a brutalidade policial.

Uma sondagem do Instituto de Análise de Dados, divulgada hoje pelo jornal El Universal, de Caracas, revela que 70% dos venezuelanos acreditam que as eleições são a via adequada para resolver a crise no país. Entre aqueles que acreditam que é preciso encontrar uma solução para a situação atual, 32% disseram preferir a convocação de uma Assembleia Constituinte e 33%, um referendo revogatório quando Nicólas Maduro cumprir metade do seu mandato, conforme estabelece a Constituição.

A pesquisa foi feita entre 21 e 30 de março e envolveu 1.200 entrevistas.

*Com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)