Quarta-feira, 25 de novembro de 2015 - 06h20
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, defendeu, nessa terça-feira (24), que a União Europeia (UE) deve limitar o número de entradas de migrantes e que o controle das fronteiras externas é essencial para o futuro do bloco.
“A Europa tem de dizer que não pode mais acomodar tantos migrantes, [que] não é possível”, afirmou, em entrevista à imprensa estrangeira, divulgada pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung.
“Controlar as fronteiras externas da União Europeia é essencial para o futuro da UE. Se não o fizermos, as pessoas vão dizer: ‘Chega, Europa!’”, acrescentou.
A Europa enfrenta há meses a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.
Os atentados terroristas em Paris, no dia 13 de novembro, que deixaram 130 mortos, levantaram questões sobre a segurança das fronteiras externas de Schengen (área de livre circulação de pessoas na Europa). Alguns dos autores dos ataques viajaram da Bélgica para Paris e o possível mentor do plano, Abdelhamid Abaaoud, pode ter regressado da Síria, onde combateu no grupo extremista Estado Islâmico, transitando pela Europa sem ser detectado.
O acordo de Schengen, que aboliu as fronteiras entre 26 países europeus, foi dotado de instrumentos de controle para os estrangeiros, mas não para os europeus, que não podem ser sujeitos a um controle sistemático.
A Comissão Europeia informou, na sexta-feira (20), que vai apresentar até o fim deste ano uma proposta de revisão das regras do espaço Schengen de livre circulação.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da