Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Proteína do pepino-do-mar combate malária, diz estudo


Um estudo afirma que proteínas de pepinos-do-mar podem ser usados para bloquear a transmissão da malária.
 
A criatura marinha produz lectina, uma proteína que impede o crescimento do parasita transmissor da malária.

Uma equipe de cientistas de diversos países alterou geneticamente mosquitos transmissores da malária. A modificação fez com que eles produzissem a mesma proteína dos pepinos-do-mar.

A proteína impediu a formação dos parasitas da malária dentro dos estômagos dos insetos.

Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de malária a cada ano. Cerca de um milhão morrem. Estima-se que 40% da população mundial está exposta ao mosquito transmissor.

'Problemas práticos'

A pesquisa foi publicada na revista científica PLoS Pathogens.

O resultado provou que a técnica é eficiente contra diversos parasitas que causam malária. A lectina é letal para parasitas que ainda estão em fase de formação.

"Estes resultados são muito promissores e mostram que mosquitos geneticamente gerados desta forma têm um impacto evidente na habilidade dos parasitas de se multiplicarem dentro do mosquito hospedeiro", disse um dos autores do estudo, o pesquisador Robert Sinden, do Imperial College London.

No entanto, ele disse que ainda é necessário realizar muitas pesquisas para desenvolver uma técnica de combate à malária.

"Apesar de a proteína do pepino-do-mar reduzir significativamente o número de parasitas nos mosquitos, ela não a removeu totalmente de todos os insetos. Nossa meta é achar uma forma de mosquitos geneticamente criados na qual o parasita da malária não consiga se desenvolver."

Para o pesquisador Ron Behrens, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a criação de espécies geneticamente modificadas de mosquitos pode enfrentar problemas práticos no futuro.

"Seria preciso que a versão modificada virasse a espécie predominante, e isso nunca foi feito em nenhum ambiente antes", disse Behrens. 

Fonte: BBCBrasil

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)