Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Romney faz discurso conciliador após reconhecer derrota


Alfonso Fernández

Boston (EUA), 7 nov (EFE).- No discurso feito após reconhecer sua derrota nas eleições presidenciais, o aspirante republicano à Casa Branca, Mitt Romney, instou democratas e republicanos a colocarem "o país na frente da política" para recuperar o caminho do crescimento.

"Estou preocupado com os Estados Unidos. A nação se encontra em um ponto crítico", afirmou Romney já durante a madrugada.

Romney compareceu ao quartel-general de sua
campanha, o Centro de Convenções de Boston, após uma acirrada jornada eleitoral na qual o presidente Barack Obama o venceu por 303 votos no Colégio Eleitoral a 206, segundo os resultados provisórios.

"Gostaria de satisfazer às suas esperanças para liderar o país rumo a uma direção diferente, mas o país elegeu outro líder", reconheceu.

Pouco antes, Romney ligara para Obama a fim de parabenizá-lo pela vitória e também para pôr fim à polêmica surgida quando a campanha republicana afirmou não reconhecer os resultados até a contabilização dos votos em Ohio e na Flórida.

A disputa foi menos apertada do que fora previsto nas pesquisas, principalmente pela incapacidade de Romney em captar o voto da comunidade hispânica, dos jovens e das mulheres.

Em suas palavras, o ex-governador de Massachusetts reiterou que o país avançará se seguir fiel aos princípios de sua fundação.

"Acredito nos Estados Unidos e acredito no povo dos Estados Unidos", indicou Romney, que não deixou de referir-se a sua grande arma durante a campanha, a fraqueza da economia americana e o baixo ritmo da criação de empregos.

"Necessitamos de criadores de empregos de todos os tipos. Contamos com vocês para investir, contratar e avançar", disse à audiência que se manteve à sua espera durante várias horas e aplaudiu com entusiasmo o seu discurso.

Romney agradeceu o enorme trabalho do seu candidato a vice-presidente, Paul Ryan, e dos voluntários de sua campanha, assim como o esforço de sua esposa, Ann, que, segundo ele, "teria sido uma primeira-dama maravilhosa".

O discurso do candidato republicano foi breve e a sua conclusão foi recebida no palco por sua esposa, Ryan e vários de seus netos.

"Demos tudo o que tínhamos nesta campanha. Neste momento de difíceis desafios para o nosso país, rezarei para que o presidente Barack Obama tenha êxito na liderança do país", acrescentou Romney, que durante a tarde de terça-feira afirmara que só havia preparado um discurso de vitória.

Na sala principal da campanha republicana em Boston, o acesso da imprensa era extremamente limitado, mas era possível ver os rostos sérios e desanimados de algumas pessoas que deixavam o local.

Um dos primeiros a sair foi o magnata de Las Vegas Sheldon Adelson, que evitou comentar os resultados e se limitou a assegurar que a apuração ainda estava em andamento em vários estados.

Adelson foi o principal contribuinte privado da campanha republicana, com cerca de US$ 53 milhões doados junto com sua mulher, Miriam.

Fonte: rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)