Sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - 08h02
Renata Giraldi
Agência Brasil
Brasília – O governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, um dos principais aliados dos sírios, marcou para hoje (17) uma reunião do Grupo de Ação para a Síria da Organização das Nações Unidas (ONU). As autoridades russas disseram que o objetivo é intensificar as negociações em busca de um acordo que encerre os 17 meses de conflitos que levaram a mais de 20 mil mortes. A reunião será na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos.
O Grupo de Ação para a Síria é formado por integrantes da Rússia, dos Estados Unidos, da China, da França, do Reino Unido, da Turquia, da Liga Árabe, da ONU e da União Europeia. A iniciativa foi apresentada pela delegação russa na ONU.
A decisão foi tomada depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas resolveu encerrar a atuação da missão de observadores na Síria. O conselho decidiu ainda que será criado um escritório político da organização em Damasco, capital síria.
O representante da Rússia no órgão, o embaixador Vitaly Churkin, lamentou o fim da missão na Síria, mas elogiou a criação de um escritório político. Segundo ele, o Grupo de Ação para a Síria está empenhado em buscar a paz na região.
Ao lado da China e do Irã, a Rússia se empenha para evitar medidas restritivas à Síria. Os russos tentam impedir a adoção de sanções ao governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. Recentemente, a Rússia e a China conseguiram evitar medidas de restrição à Síria no Conselho de Segurança da ONU.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da