Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rússia e Turquia suspendem negociações sobre gasoduto



Da Agência Lusa

Moscou e Ancara, que enfrentam momentos de tensão depois do abate de um caça russo pelas tropas turcas, suspenderam as negociações para a construção conjunta de um gasoduto que ligará a Rússia à Turquia e ao Sul da Europa. O anúncio foi feito hoje (3) em Moscou pelo ministro da Energia russo, Alexander Novak, citado pela RIA Novosti, a agência de notícias oficial da Rússia.

"O trabalho para a formulação dos acordos para o 'TurkStream' está suspenso após a comissão intergovernamental sobre comércio e cooperação econômica ter parado com as reuniões" na sequência das medidas de retaliação russas contra Ancara, disse Novak.

O projeto "TurkStream" prevê a construção de quatro gasodutos para transportar o gás natural russo pelo Mar Morto, ligando o Sul da Rússia ao Oeste da Turquia, permitindo Moscou contornar a Ucrânia, país com o qual está em conflito por causa da Crimeia, para abastecer a Europa.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a construção do gasoduto em dezembro de 2014, após a Rússia ter se associado a empresas norte-americanas para garantir a exportação do gás natural através da Bulgária, com destino ao Sul da Europa.

Um pouco antes das declarações do ministro da Energia, Alexei Miller, presidente da Gazprom, a maior empresa pública russa de gás natural, disse aos jornalistas que teria de pedir à Rússia para retomar as negociações sobre o projeto. "Se os turcos considerarem que necessitam deste projeto, podem contactar-nos", disse Miller, citado também pela RIA Novosti.

No início de outubro, a Gazprom disse que o projeto de gasoduto iria sofrer alguns atrasos devido ao aumento da tensão militar, após o envolvimento da Rússia nos ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico na Síria.

Em junho, a Gazprom e as empresas Shell (anglo-holandesa), E.ON (alemã) e OMV (austríaca) assinaram um acordo para construir um novo gasoduto, o "Nord Stream-2", com destino à Alemanha, reforçando o já existente "Nord Stream", construído sob o Mar Báltico.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)