Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rússia está pronta para 'formar Estado-Maior comum', diz embaixador



Da Agência Lusa

A Rússia está pronta a “formar um Estado-Maior comum” contra o grupo Estado Islâmico, incluindo a França, os Estados Unidos e a Turquia, apesar da tensão entre Ancara e Moscou, afirmou hoje (25) o embaixador russo em Paris, Alexander Orlov.

“Estamos prontos para todas as formas de planejamento conjunto sobre as posições do Daech (nome árabe do Estado islâmico) e para constituir um Estado-Maior comum com a França, com a América e com todos os países que quiserem entrar nessa coligação”, disse Orlov à Rádio francesa Europe1, acrescentando que se os turcos quiserem “também são bem-vindos”.

Segundo o embaixador, apesar da crescente tensão depois de a Turquia ter derrubado um avião militar russo nessa terça-feira, se os turcos quiserem poderão entrar na coligação.

Após as conversações na Casa Branca entre os presidente François Hollande e Barack Obama na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos disse que seria “extremamente útil” se a Rússia trabalhasse em parceria com o seu país e outros para pôr fim à guerra na Síria.

Obama alertou, no entanto, que as forças norte-americanas só podem trabalhar com a Rússia se concentrarem os seus bombardeios na Síria, nos jihadistas do Estado Islâmico e não em outros grupos rebeldes que se opõem ao aliado de Moscou, o presidente sírio, Bashar Al Assad.

Até que não haja uma “mudança estratégica” por parte de Vladimir Putin, a cooperação será “muito difícil”, acrescentou Obama.

O presidente francês, François Hollande, amplia nesta semana os contatos de alto nível, devendo reunir-se com Putin amanhã (26), para tentar formar uma “grande coligação” contra o Estado Islâmico, grupo que reivindicou os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos e 350 feridos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)