Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rússia estende asilo de ex-agente secreto Edward Snowden



Da Agência Ansa

As autoridades russas estenderam por mais dois anos o pedido de asilo do ex-analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) que vazou milhares de documentos sigilosos dos Estados Unidos à imprensa, Edward Snowden, no país.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Maria Zakharova, que confirmou que "a residência de Snowden na Rússia foi estendida por mais alguns anos."

Zakharova respondeu assim ao ex-vice-diretor da CIA Michael Morell, que tinha afirmado em uma coluna para o site "The Cipher Brief" que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia extraditar Snowden para os Estados Unidos como um "presente" ao mandatário eleito Donald Trump pela sua posse, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 20.

"A essência do que este homem da CIA está propondo é a ideologia da traição. Você deixou escapar, Mr. Morell, que para a sua agência é bem normal oferecer pessoas como presentes e de desistir de quem precisa de proteção", disse a porta-voz da Chancelaria russa.

A notícia do aumento da residência de Snowden no país vem um dia após o atual presidente norte-americano, Barack Obama, ter comutado a pena de Chelsea Manning, a ex-soldado transgênero que foi condenada a 35 anos por ter vazado milhares de documentos ao site "Wikileaks", e do ex-analista ter comemorado a decisão e agradecido o mandatário por ela.

Snowden chegou a Rússia em 2013 de Hong Kong e teve seu passaporte norte-americano confiscado. Ele ficou em um aeroporto da nação semanas antes do governo russo ter concedido o seu pedido de asilo. Em agosto de 2014, o ex-funcionário da NSA recebeu a permissão de residência de 3 anos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)