Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Santa Sé: cristãos e budistas promovam educação ecológica


Santa Sé: cristãos e budistas promovam educação ecológica - Gente de Opinião
Festa budista do Vesak, que comemora o nascimento, iluminação e morte de Gautama Buda - AP

Cidade do Vaticano (RV) - Budistas e cristãos promovam juntos uma educação ecológica: esse é o convite do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso na Mensagem de felicitações aos “amigos budistas”, por ocasião da festa do “Vesak”, que comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Gautama Buda.

Crise ecológica impõe um novo estilo de vida

Inspirando-se na Carta encíclica do Papa Francisco “Laudato si”, sobre o cuidado da casa comum, a Mensagem recorda que “a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” que leve a um novo modo de viver.

Com efeito, os próprios budistas afirmam que “no centro da crise ecológica existe uma crise do eu, expressa pela avidez, ânsia, arrogância e ignorância do ser humano. Por conseguinte, nossos estilos de vida e nossas expectativas devem mudar para superar a deterioração daquilo que nos circunda”.

Urgência da cooperação inter-religiosa

“Como a crise das mudanças climáticas é consequência também da atividade humana, nós, cristãos e budistas, devemos trabalhar juntos para enfrentar o tema de uma espiritualidade ecológica”, afirma a Mensagem.

“A aceleração dos problemas ambientais globais fez aumentar a urgência da cooperação inter-religiosa. A educação à responsabilidade para com o ambiente e a criação de uma ‘cidadania ecológica’ requerem uma ética virtuosa que respeite e cuide da natureza.”

É uma necessidade imperiosa que os seguidores de todas as religiões ultrapassem seus confins e se unam na construção de uma ordem social responsavelmente ecológica baseada nos valores compartilhados”, acrescenta a Mensagem.

“Nos países onde budistas e cristãos vivem e trabalham lado a lado, podemos promover, com iniciativas conjuntas, a saúde e a sustentabilidade do planeta mediante programas educacionais comuns voltados a desenvolver a consciência ecológica.”

Libertar a humanidade de sofrimentos causados pelas mudanças climáticas

“Caros amigos budistas, podemos colaborar juntos para libertar a humanidade dos sofrimentos causados pelas mudanças climáticas, e contribuir para o cuidado da nossa casa comum.”

“Nesse espírito, mais uma vez fazemos nossos votos de uma pacífica e alegre festa do Vesak”, conclui a Mensagem assinada pelo presidente e pelo secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente, Cardeal Jean-Louis Tauran, e Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot. (RL)

Fonte:  rádio Vaticano

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)