Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Sarkozy e Hollande têm 13 dias de campanha até 2º turno


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o socialista François Hollande têm 13 dias para intensificar a campanha na disputa pelos votos dos indecisos e daqueles que apoiaram os candidatos de centro, da extrema direita e esquerda. O segundo turno das eleições no país ocorre dia 6. Até lá, Hollande está em vantagem por ter obtido 28,6% dos votos, contra 27,1% de Sarkozy.

O assunto é destaque hoje (23) na imprensa francesa e internacional. Ontem (22), no primeiro turno das eleições presidenciais francesas, Marine Le Pen, da extrema direita, registrou recorde, com 18% dos votos. A Frente de Esquerda, de Jean-Luc Mélenchon, conquistou 11% e o candidato de centro, François Bayrou, obteve 9% dos votos.

Para analistas norte-americanos, a candidata da extrema direita Marine Le Pen poderá decidir os resultados do segundo turno e Hollande se transformou no querido dos franceses. Os especialistas acreditam que Sarkozy só vencerá as eleições se houver um milagre.

Analistas britânicos, porém, são mais críticos em relação a Hollande, apontado por eles como monótomo e responsável por propostas econômicas irreais. Os alemães consideram que os votos obtidos pela extrema direita indicam a indignação dos franceses.

Os analistas belgas dão como certa a vitória de Hollande, mas advertem que é necessário moderar nas comemorações, pois as eleições ocorrerão apenas no dia 6 de maio. Para os europeus, o candidato da extrema esquerda, Jean-Luc Mélenchon, que conta com o apoio do Partido Comunista, deve se orgulhar dos 11% de votos conquistados.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)