Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Se reeleito, Morales se manterá por mais cinco anos no poder



Renata Giraldi
Agência Brasil 

As pesquisas de opinião indicam que o atual presidente da Bolívia, Evo Morales, deverá ser reeleito hoje (6) e manter-se no poder por mais cinco anos. Pela legislação boliviana, para ser eleito basta que o vitorioso obtenha 50% do total de votos mais um ou então 40% (dos votos) com uma diferença de mais de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

Líder do Movimento Esquerdista Boliviano Cocalero, Morales, de 50 anos, ganhou notoriedade internacional ao vencer as eleições, em primeiro turno, para presidente em 2005. Seu principal opositor no pleito deste domingo é Manfred Reys Villa, ex-governador de Cochabamba.

Além do presidente e do vice, serão eleitos 130 deputados e 36 senadores que vão compor a Assembléia Plurinacional Legislativa, que substituirá o Congresso.

Primeiro indígena a chegar ao poder, Evo Morales é alvo de uma série de polêmicas em decorrência de suas ideias. O boliviano defende o plantio de coca como símbolo da tradição dos povos indígenas e liderou movimentos em favor de modificações na Constituição e na legislação eleitoral de seu país. É também um dos defensores mais duros de uma política de resistência à ingerência norte-americana em temas da América Latina.

Apesar de chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “amigo”, Morales não poupou o Brasil de suas ações. Em março de 2006, o boliviano anunciou a estatização de duas refinarias da Petrobras em seu território e impôs aumento no preço do gás comprado pelo Brasil. A iniciativa gerou controvérsias e prejuízos.

Em agosto de 2008, após a realização de um referendo revogatório de mandatos, Morales foi mantido no cargo de presidente. Ele conseguiu o apoio de 67,4%. Com um discurso incisivo e original, o presidente boliviano manteve o estilo de líder indígena inclusive nas roupas.

Recentemente, em setembro, Lula foi presenteado por Morales com um agasalho típico dos indígenas bolivianos – feito com lã colorida – e usou a peça durante um evento na cidade de Chimoré (interior da Bolívia). O boliviano, porém, não esconde que suas referências políticas são o ex-presidente de Cuba Fidel Castro e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)