Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Separatistas obtêm maioria absoluta em eleições na Catalunha


Separatistas obtêm maioria absoluta em eleições na Catalunha  - Gente de Opinião

Sputnik Brasil - Os partidos pró-independência tiveram a maioria absoluta com um total de 70 das 135 cadeiras disputada nas eleições, de acordo com dados oficiais de 95% dos votos contados.

No entanto, foi o partido pró-sindicalista Cidadãos que foi o mais votado, liderando a alternativa sindicalista com 36 assentos.

No bloco pró-independência, os resultados contabilizados dão 34 deputados ao Juntos pela Catalunha Per Catalunya, do ex-presidente catalão Carles Puigdemont; 32 para Esquerda Republicana da Catalunha (Esquerra Republicana)  e 4 para a Candidatura da Unidade Popular (CUP). 

Em outubro, os catalães votaram pela separação da Espanha e declararam a Catalunha um estado soberano. Madri respondeu com força decisiva ao declarar o referendo regional ilegal, dissolvendo o parlamento regional separatista, prendendo a maioria dos líderes pró-independência da Catalunha e empurrando o presidente Carles Puigdemont a fugir da nação, além de pedir uma eleição antecipada para dezembro.

Leia matéria anterior do 247 sobre o assunto:

Em uma eleição com participação de mais de 80% do eleitorado, a Catalunha parece ter devolvido o poder regional ao bloco de partidos independentistas que governava até a intervenção de Madri, em novembro. Segundo a apuração parcial, o partido de centro-direita Ciudadanos teria alcançado a maioria dos votos, mas as três legendas secessionistas estariam próximas de conseguir 68 cadeiras e ter maioria no Parlamento. 

Pelo voto, a Catalunha tentou nesta quinta-feira (21) sair da maior crise política de sua história contemporânea. Sob intervenção direta de Madri há 50 dias, desde a destituição do governador separatista Carles Puigdemont, o fechamento do Parlamento e a anulação da autonomia regional, 5,3 milhões de eleitores poderão escolher o novo líder político da Catalunha. A candidata de centro-direita Ines Arrimadas e o esquerdista Oriol Junqueras são favoritos.

A eleição ocorre em um clima enso, após a prisão de vários políticos da região. Junqueras, ex-vice de Puigdemont e líder do partido Esquerda Republicana Catalã (ERC), não pôde fazer campanha por estar preso, acusado pela Justiça de rebelião contra a segurança nacional e desvio de verbas públicas. Com a polarização entre independentistas e unionistas, a campanha se tornou um plebiscito informal sobre a independência. 

Chave para o resultado do pleito, a participação começou alta, com filas nas seções eleitorais, e pode chegar a recorde histórico na Espanha. A mobilização acontece em razão da gravidade da crise política e institucional, a pior do país desde o período da redemocratização, entre 1978 e 1981. 

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)