Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Sob pressão internacional contra a Síria, ONU se reúne hoje


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Aumenta a pressão internacional no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para interferir no combate à onda de violência na Síria, que em março completa um ano. Diplomatas europeus e norte-americanos querem que ONU apoie uma proposta da Liga Árabe, que pede a renúncia do presidente sírio, Bashar Al Assad.

Porém, o governo da Rússia, aliado da Síria, opõe-se à proposta. A iniciativa, segundo os russos, é considerada inaceitável e o país ameaça usar o seu poder de veto. O assunto é tema de uma reunião extraordinária marcada para hoje (31) no Conselho de Segurança.

As autoridades sírias negam as violações de direitos humanos no país e alegam que defendem o combate ao terrorismo. Para Assad, os líderes políticos ocidentais querem interferir no processo político sírio. Para as autoridades norte-americanas, a queda do atual regime sírio é inevitável.

Paralelamente às discussões políticas, os conflitos na Síria se intensificam. Agentes de segurança ligados ao governo Assad, com tanques, retomaram hoje o controle da periferia de Damasco, depois de um bombardeio contra manifestantes contrários a Assad. De acordo com as autoridades, vários “rebeldes” foram mortos e presos. Só ontem (30) há relatos de 40 mortos.

A oposição na Síria informou ter se retirado de determinadas áreas por motivos estratégicos e que lançará novos ataques de guerrilha. Mais soldados sírios anunciaram que pretendem desertar e se juntar aos chamados rebeldes, o que aproxima a Síria de um cenário de guerra civil, segundo analistas internacionais.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)