Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Solis é praticamente eleito presidente da Costa Rica


*Da Agência Brasil

Luis Guillermo Solis foi praticamente eleito hoje (7) presidente da Costa Rica, após ter conquistado mais de 70% dos votos no segundo turno das eleições desse domingo. A vitória do historiador é a primeira de candidato de um terceiro partido (Ação Cidadã, centro-esquerda) em décadas.

Luis Guillermo Solis contava com 77,69% dos votos quando estavam contabilizados mais de metade dos boletins, segundo anunciou o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) duas horas depois do encerramento da votação, mas Solis ainda não foi oficialmente proclamado vencedor. A taxa de abstenção foi 43,6%.

O candidato do Partido Libertação Nacional (PLN), no poder, Johnny Araya, conquistou 22,31% dos votos.

Solis superou a meta de obter 1 milhão de votos, correspondentes a um terço do universo de 3,1 milhões de eleitores.

O candidato do Partido de Ação Cidadã acumula, segundo os dados mais recentes, 1.029.409 votos, transformando-se no primeiro a ultrapassar a faixa de 1 milhão de votos na história da Costa Rica.

Segundo o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Luis Antonio Sobrado, a Costa Rica "esteve à altura do desafio" de um segundo turno, o que havia ocorrido somente uma vez., em 2002.

Solis, um historiador de 53 anos que dedicou 30 ao ensino, iniciou a campanha dizendo que pretendia acabar com o "desgoverno" do PLN nos últimos oito anos, liderado por Óscar Arias (2006-2010) e Laura Chinchilla (2010-2014). Ele prometeu ainda uma luta frontal contra a corrupção e pôr um ponto final à pobreza extrema que afeta 6% dos costarriquenhos.

Com a vitória, o Partido de Ação Cidadã, fundado no ano 2000, chega pela primeira vez ao poder na história da Costa Rica.

*Com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)