Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Sul africana é presa após comparar o presidente de Botswana com um Bushman


 
Após comparar o presidente de Botswana com um Bushman (um povo indígena da África do Sul), uma sul africana foi detida por dois dias e multada por insultar o país. 

Dorsey Dube foi presa depois de comentar sobre um retrato do presidente Khama em um posto de controle em Botswana, na fronteira com a África do Sul. Ela disse que o presidente parecia ser o pai de uma amiga, que apresenta características Bushman.

As atitudes racistas profundamente enraigadas das autoridades em Botswana contra os Bushmen foram claramente reveladas, quando as autoridades assumiram que foi cometido um insulto. Survival International enviará um relatório sobre o incidente à Comissão das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial.

Sra Dube disse que ela foi retida no posto da polícia sem permissão para ligar e solicitar assistência a qualquer pessoa na África do Sul, embora seus amigos eventualmente conseguiram prover ajuda. Ela foi liberada após passar uma noite em uma cela e todo o dia seguinte em completa custódia.

O Presidente Khama (que é de descendência Britânica) declarou que o modo de vida dos Bushmen representa uma 'fantasia arcaica'. O governo os proíbe de caçar para a sua alimentação ou ter acesso à água em suas terras, em uma tentativa de forçar os Bushmen a abandonar seu território e estilo de vida.

Uma pousada turística, construída em terras pertencente aos Bushmen, tem permissão para usar toda a água que necessita, diante condição que não forneça aos Bushmen.

O Presidente Ian Khama, que retornou ao cargo depois das eleições de outubro, é membro da diretoria da Conservation International.

Stephen Corry, diretor da Survival disse hoje, “Este incidente é a mais clara evidencia do racismo sofrido pelos Bushmen em Botswana. Uma Sul Africana pensou que a semelhança com um Bushmen era um cumprimento, mas oficiais de Botswana tomaram isso como um insulto. É duplamente trágico quando se considera que o pai do Presidente Khama, o primeiro presidente do país, sofreu inúmeros insultos racistas por parte das autoridades coloniais por se casar com uma mulher britânica, e que ele prometeu aos Bushmen do país que os seus direitos seriam sempre protegidos.

Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em espanhol): http://www.survival.es/noticias/5221

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)