Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Supersábado consolida candidaturas Trump e Hillary



José Romildo – Correspondente da Agência Brasil

A etapa das prévias eleitorais norte-americanas nos estados de Kentucky, Louisiana, Kansas, Maine e Nebraska, conhecida como Supersábado, registrou ontem (5) mais uma vitória do empresário Donald Trump e do senador Ted Cruz, que assim consolidam a liderança pelo direito de representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro deste ano.

O resultado, que só foi conhecido na madrugada de hoje (6), também confirmou a continuidade da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e do senador Bernie Sanders na disputa para representar o Partido Democrata no pleito que vai decidir quem sucederá o presidente Barack Obama.

"Já tive muitas competições toda a minha vida", disse Trump, ao comemorar a vitória nos estados de Kentucky e Louisiana. "Não há nada tão emocionante como esta [vitória]", acrescentou. Ted Cruz ganhou nos estados de Kansas e Maine, contrariando pesquisas que davam vitória para Trump. "O que estamos vendo em Kansas [e em Maine] é uma manifestação de uma verdadeira mudança no impulso [do eleitorado]", disse Cruz, indicando com isso que é uma alternativa forte dentro do Partido Republicando ao até agora favorito Trump.

No lado democrata, Bernie Sanders saiu com vantagem em relação a Hillary Clinton. Enquanto ele registrou vitórias em Kansas e Nebraska, Hillary Clinton venceu as primárias de Louisiana.

Campanha

A campanha eleitoral dos Estados Unidos se desloca agora para duas importantes etapas. Na próxima terça-feira (8), haverá primárias em Michigan, Mississippi e Idaho e assembleia no Hawaí. Em 12 de março, haverá convenção republicana no Distrito de Columbia. Em 15 de março, haverá uma nova disputa eleitoral em grandes estados: Flórida, Ohio, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ilhas Marianas do Norte.

Nas etapas primárias e de assembleias previstas para os próximos meses, os democratas vão indicar 4.763 delegados para a sua convenção. Para que Hillary Clinton ou Bernie Sanders sejam nomeados para representar o Partido Democrata nas eleições presidenciais, eles precisarão receber o apoio de pelo menos 2.382 delegados. Os republicanos vão enviar 2.472 delegados para sua convenção nacional. Para ganhar a nomeação, o candidato republicano deverá obter o apoio de pelo menos 1.236 delegados.

Esses delegados se reunirão, em julho, para escolher os candidatos à presidência e à vice-presidência dos Estados Unidos e aprovar uma plataforma de princípios. A escolha dos republicanos será feita em Cleveland (Ohio). A dos democratas, na Filadélfia (Pensilvânia)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)