Segunda-feira, 21 de abril de 2014 - 09h07
Após ser resgatada no Mar Mediterrâneo pela equipe israelense Sea Turtle Rescue Center, uma tartaruga marítima hemiplégica teve as patas dianteiras amputadas, mas recebeu um par de nadadeiras artificiais feitas por um estudante de design industrial que lhe permitiu nadar normalmente e até encontrar um par.
Quando a tartaruga, que depois foi chamada Hofesh (‘Liberdade’, em hebraico), foi encontrada, seu futuro parecia sombrio. A equipe de resgate não teve outra opção senão amputar as duas patas, deixando-a incapaz de nadar ou até mesmo de manter a cabeça acima da linha d’água.
Depois a equipe trouxe o bicho para um centro de reabilitação animal em Michmoret, uma comunidade costeira ao norte de Netanya (Israel), que se dedica a cuidar de tartarugas. Lá, o estudante de design industrial Shlomi Gez, um amante de animais, de 30 anos, que tinha lido sobre Hofesh na internet, adaptou uma barbatana para peixes que ele tinha desenvolvido feita de polipropileno, um plástico durável mas flexível e resistente à água.
‘A nadadeira permite que o peixe mantenha o equilíbrio; então eu decidi adaptar a ideia para a tartaruga’, diz Gez. Ele aperfeiçoou a invenção e a versão final é baseada em um caça de 5ª geração da Lockheed Martin, o F22 Raptor. ‘Estou usando duas pequenas nadadeiras colocadas no mesmo ângulo que os dois winglets traseiros da aeronave’, explica.
Como a tartaruga Hofesh faz parte de uma espécie ameaçada de extinção, os pesquisadores encontraram-lhe um par, uma tartaruga que ficou cega em razão de um acidente com um barco.
Fonte: Cristina Freitas
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da