Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Temas sociais e de gênero fazem parte da agenda de Dilma em Nova York


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Carina Dourado
Enviada Especial da EBC


Brasília e Nova York – Em Nova York, a presidenta Dilma Rousseff dedicará o dia hoje (19) aos temas sociais e de gênero. Inicialmente, ela participa de uma reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo é discutir a prevenção e o controle dessas enfermidades no mundo. No entanto, Dilma deverá aproveitar a oportunidade para defender a necessidade de parcerias entre os países em busca do fim das desiguadades e de solução para os desafios sociais e econômicos.

A presidenta quer ainda mostrar as políticas públicas desenvolvidas no Brasil nas áreas de saúde e de ampliação do acesso da população aos tratamentos e cuidados para o bem-estar. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanha Dilma na reunião.

Em seguida, na parte da tarde, Dilma se reúne com Michelle Bachellet, ex-presidenta do Chile e chefe da agência da Organização das Nações Unidas para a Mulher. Em pauta, os esforços conjuntos que podem ser desenvolvidos para incentivar a participação das mulheres em ações políticas e institucionais no mundo.

A presidenta chegou ontem (18) a Nova York e aproveitou para repassar os discursos que fará no período em que permanecerá nos Estados Unidos e visitar uma exposição de arte. Segundo assessores, ao ler o jornal The New York Times ela se interessou pela mostra do pintor holandês Frans Hals, no Metropolitan Museum.

Ontem, a presidenta foi à exposição acompanhada da filha Paula e dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; das Relações Exteriores, Antonio Patriota; do Esporte, Orlando Silva; e da Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas. A visita durou cerca de uma hora.

No museu a presidenta foi reconhecida por brasileiros, posou para fotografias e conversou com eles. Em seguida, foi a um dos restaurantes que há nas redondezas do Metropolitam Museum.

Amanhã (20), Dilma se reúne com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, além de participar dos debates do grupo denominado Governo Aberto – que engloba 60 países que se comprometem a discutir e executar políticas públicas transparentes.

Nas reuniões com os presidentes norte-americano e francês, Dilma pretende, segundo assessores, conversar sobre temas bilaterais, mas também questões que afetam a comunidade internacional como um todo. A presidenta também tem encontros marcados com os presidentes do México, Felipe Calderón, e o da Nigéria, Goodluck Jonathan, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)