Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Temer defende o ex-presidente Lula em viagem a Portugal


 

Gilberto Costa
Correspondente da EBC

Lisboa – O vice-presidente Michel Temer defendeu hoje (14) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser perguntado, em sua viagem a Portugal, sobre declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério que relacionam o ex-presidente ao caso do mensalão. Em entrevista coletiva no Palácio de Belém, em Lisboa, após audiência com o presidente portGente de Opiniãouguês Cavaco Silva, Temer lembrou que as acusações nunca foram apresentadas durante o processo.

O vice-presidente citou declarações do ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, que leu ainda no Brasil. Segundo Temer, o ex-procurador-geral “registrou o fato de que, no início do processo, quando provocado, o cidadão Marcos Valério não chegou a mencionar, em nenhum momento, qualquer inter-relacionamento com o ex-presidente Lula”.

As declarações de Marcos Valério foram publicadas terça-feira (11) no jornal O Estado de S. Paulo, e teriam sido feitas ao Ministério Público Federal em setembro. Segundo o jornal, Valério disse a procuradores da República que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão e o usou para pagamento de "despesas pessoais".

Temer chegou ontem a Lisboa e hoje, além de Cavaco Silva, tem agenda com empresários em almoço na casa do embaixador brasileiro em Portugal, Mário Vilalva, e visita de cortesia ao ex-presidente Mário Soares. À noite, assiste à peça de teatro Herivelto como Conheci, com Marília Pêra. A apresentação encerra a Mostra de Teatro do Brasil em Lisboa, que integra a programação do Ano do Brasil em Portugal.

“A visita a Portugal se destina a revelar o apreço do governo brasileiro pelo governo português e pelo povo de Portugal”, disse Michel Temer, ao explicar os motivos da viagem. Com sua viagem ao exterior, assim como da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente do Senado, José Sarney, assumiu interinamente a presidência.

Segundo Michel Temer, a conversa com o presidente Cavaco Silva também tratou dos interesses de empresas brasileiras nas privatizações portuguesas, da presença de estudantes no Programa Ciência sem Fronteiras e da crise econômica em Portugal.

“Recebi com muita satisfação a informação do presidente de que ela [a crise] está logo sendo debelada. Tivemos isso no Brasil e logo conseguimos debelar, tenho certeza que Portugal conseguirá eliminá-la muito proximamente, para a prosperidade de Portugal e das nossas relações”, disse. As previsões do governo português, contidas no Orçamento de Estado, que o presidente Cavaco Silva deve promulgar até o final do ano, são que o país terá recessão no próximo ano.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)