Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Terremoto atinge Afeganistão, Índia e Paquistão



Da Agência Lusa

Pelo menos 11 pessoas morreram e 150 ficaram feridas, em um balanço inicial, após o terremoto de magnitude 7,7 na escala de Richter que atingiu hoje (26) no norte do Afeganistão. As informações são das agências France Presse e EFE.

O tremor de terra abalou a região hindu de Kush, no Afeganistão, sendo também sentido fortemente na Índia e no Paquistão, segundo o centro de sismologia European-Mediterranean Sismologic Center (EMSC).

As primeiras informações da EFE indicam que pelo menos 11 paquistaneses morreram e 50 ficaram feridos na sequência do tremor, na província de Khyber Pakhtunkhwa, enquanto a France Presse fala de 100 feridos em Swat Valley, no Norte do Paquistão.

De acordo com o centro de sismologia, o tremor de terra ocorreu a 190 quilômetros de profundidade às 14h09 locais (07h09 em Brasília) e o epicentro foi em uma área remota do Leste do Afeganistão, 250 quilômetros ao norte de Cabul.

Por sua vez, o Instituto Geológico dos Estados Unidos também confirmou o sismo, porém com magnitude de 7,5 e a uma profundidade de 213,5 quilômetros. A autoridade geológica do Afeganistão falou inicialmente em um terremoto de 8,1 na escala de Richter, mas corrigiu a intensidade para 7,7 e, posteriormente, para 7,5.

Segundo notícia da France Presse, o abalo durou cerca de um minuto e foi sentido também em Cabul, Islamabad (Paquistão) e Nova Deli (Índia), mas não afetou o Nepal, que foi atingido por um forte terremoto em abril.

Em Islamabad e Nova Deli milhares de pessoas fugiram para as ruas após o violento tremor, que sacudiu vários edifícios.

Em Cabul, o Governo afegão colocou em estado de alerta todos os hospitais do país, mas não adiantou qualquer outra informação sobre vítimas ou danos materiais.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)