Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Terremoto no Haiti foi o mais forte em 200 anos


 
Agência Brasil 

Funcionários de agências humanitárias calculam que centenas de pessoas podem ter morrido em consequência do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o sul da capital do Haiti, Porto Príncipe, na tarde de ontem (12). Esse foi o mais forte tremor registrado no o país nos últimos 200 anos. As informações são da BBC Brasil.

Em cerca de um minuto, o terremoto destruiu o palácio presidencial e várias outras edificações na capital. Veículos que tentam levar os feridos aos hospitais encontram dificuldades para se locomover nas ruas tomadas pelos escombros.

O funcionário da organização não governamental Food for the Poor, Rachmani Domersant, relatou que toda a cidade de Porto Príncipe estava às escuras após o anoitecer.

De acordo com o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, as sedes da Receita Federal, do Ministério do Comércio e do Ministério das Relações Exteriores sofreram danos provocados pelo tremor, mas o aeroporto da capital permaneceu intacto.

O secretário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Operações de Paz, Alain Le Roy, afirmou que a sede da organização no Haiti foi gravemente afetada e que diversos funcionários estão desaparecidos.

A sede do Banco Mundial também foi destruída e alguns funcionários da instituição estão desaparecidos. O órgão anunciou o envio de uma equipe ao Haiti para avaliar os danos e ajudar a montar um plano de recuperação.

A agência geológica americana US Geological Survey informou que o terremoto ocorreu por volta das 16h53 no horário local (19h53 de Brasília). O epicentro do tremor foi localizado a cerca de 15 quilômetros de Porto Príncipe, a apenas 10 quilômetros de profundidade. Pelo menos dois tremores secundários – de 5,9 e 5,5 graus, respectivamente, foram registrados logo após o primeiro terremoto.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)