Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Tianjin é a 2ª cidade chinesa com alerta vermelho por poluição



Da Agência Lusa

A cidade de Tianjin, que fica a uma hora de Pequim, de carro, anunciou hoje (22) o primeiro alerta vermelho - o mais alto - por poluição do ar, que deve começar quando o mesmo alerta cessar na capital chinesa.

A medida, que começa à meia-noite de hoje (hora local) e vai durar 30 horas, inclui a redução ou a suspensão do funcionamento das fábricas e dos estaleiros mais poluentes.

As creches e as escolas de ensino básico e médio são também aconselhadas a suspender as aulas e as empresas a adotar "um horário de trabalho flexível", enquanto a circulação de veículos é reduzida à metade.

Na capital chinesa, a densidade das partículas PM 2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrar nos pulmões - aproxima-se dos 450 microgramas por metro cúbico. A Organização Mundial da Saúde  estabelece o máximo de 25 microgramas para que o ar seja considerado saudável.

Tianjin é a segunda cidade da China a fazer o alerta vermelho por poluição, depois de Pequim ter anunciado o alerta por duas ocasiões este mês, a última em vigor desde sábado (19) e com duração até a meia-noite de hoje.

Uma onda de poluição atinge grande parte do Norte da China, em uma situação considerada "normal" para a época, já que a ativação do aquecimento central implica o aumento da queima de carvão, a principal fonte de energia no país.

Capital de um município com cerca de 15 milhões de habitantes, Tianjin é a principal cidade portuária do Norte da China, e foi, em agosto, palco de um dos maiores acidentes industriais no país, quando duas explosões em um terminal de contêineres deixaram 173 mortos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)