Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Trump envia Guarda Nacional à fronteira com o México


 Gente de Opinião

Agência Brasil - Os Estados Unidos começaram, na sexta-feira, o envio de militares da Guarda Nacional para a fronteira com o México, após ordem dada esta semana pelo presidente Donald Trump, com o objetivo de combater a imigração irregular até a finalização da construção do muro.

Em uma declaração conjunta, o chefe do Pentágono, James Mattis, e a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, informaram que "tropas da Guarda Nacional estão se mobilizando para apoiar missões de segurança da fronteira".

O Pentágono autorizou o uso de 4 mil soldados da Guarda Nacional, mas não confirmou quantos foram enviados até o momento.

A Guarda Nacional é um corpo de reserva das Forças Armadas dos EUA sob o controle dos estados, por isso que seu envio depende dos governadores.

Antes do comunicado de Mattis e Nielsen, o estado do Texas já havia anunciado o "imediato" envio de 250 militares em seu trecho da fronteira por ordem de seu governador, Greg Abbott.

O envio desses militares será concluído nas próximas 72 horas e se somam aos 100 guardas nacionais que ainda permanecem na fronteira a crise migratória de 2014.

O governador do Arizona, Doug Ducey, também anunciou o envio, a partir da próxima semana, de 150 soldados da Guarda Nacional para sua zona de fronteira.

Abbott e Ducey são republicanos, como a governadora do Novo México, Susana Martínez, que, sem dar ainda números, mostrou seu apoio.

Ainda falta por saber o nível de colaboração quarto estado que compartilha a fronteira com o México: Califórnia, cujos líderes democratas foram contra a maioria das medidas de imigração de Trump até o momento.

Trump ordenou na última quarta-feira a militarização da fronteira em uma tentativa de mostrar força sobre o que ele considera um aumento intolerável da imigração ilegal.

Ele não é o primeiro presidente americano que a enviar militares para a fronteira com o México: em 2006, George W. Bush mandou cerca de 6 mil membros da Guarda Nacional, e Barack Obama destinou 1,2 mil soldados quatro anos mais tarde.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)