Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ucrânia: EUA impõem restrições e congelamento de bens


Da Agência Lusa
Polícia Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram hoje (6) a imposição de restrições de vistos e o congelamento de bens a russos e a ucranianos tidos como responsáveis pela desestabilização da Ucrânia. “O Departamento de Estado aprovou hoje restrições de vistos para um certo número de responsáveis e indivíduos, refletindo uma decisão política que visa à recusa de vistos a responsáveis ou cúmplices pela ameaça à soberania e à integridade territorial da Ucrânia”, divulgou a Casa Branca num comunicado.

O governo norte-americano não especificou o número de pessoas atingidas pelas restrições nem suas respetivas identidades. O presidente Barack Obama tomou a decisão “em resposta à violação contínua da Rússia da soberania e da integridade territorial da Ucrânia”, destacou a Casa Branca.

O chefe de Estado também assinou um decreto que autoriza o congelamento de bens “de indivíduos ou entidades cujas ações minaram o processo democrático e as instituições na Ucrânia, ameaçando a paz, segurança e a estabilidade”, acrescentou a nota.

A medida, de acordo com a o governo norte-americano, “é uma ferramenta flexível que vai permitir punir aqueles que estão mais diretamente envolvidos na desestabilização da Ucrânia, incluindo a intervenção militar na Crimeia”.

O Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) anunciou na segunda-feira (3) a suspensão de “todas as ligações militares” entre Washington e Moscou, após a intervenção russa na república autônoma ucraniana da crimeia, no Sul da Ucrânia.

A tensão na região se acentuou nos últimos dias com a decisão do Senado russo de autorizar o envio de tropas para a república da Crimeia, território de maioria russófona e estratégico para Moscou, que tem a base da sua frota do Mar Negro na região.

Fonte: Agência Brasil

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)