Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

UE discute hoje em Bruxelas resposta à ameaça terrorista



Da Agência Lusa

Os ministros do Interior da União Europeia (UE) discutem hoje (20), em Bruxelas, na Bélgica, medidas de combate à ameaça terrorista, em uma reunião extraordinária convocada depois dos atentados de Paris.

A reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos vai debater as respostas operacionais imediatas que devem ser tomadas, como o registro de nomes dos passageiros europeus, reforço do controle das fronteiras externas da UE, os novos regulamentos para as armas de fogo e o combate ao financiamento de terroristas, entre outras.

A necessidade de “fortificar” o acesso ao espaço Schengen, de livre circulação de pessoas, ganhou ainda mais peso depois da confirmação de que o suposto “mentor” dos ataques de 13 de novembro em Paris, Abdelhamid Abaaoud, foi morto numa operação feita quarta-feira (18). Ele chegou à cidade procedente da Síria, apesar de ter um mandado de captura internacional emitido pela Bélgica, sem que as autoridades francesas fossem avisadas por qualquer outro Estado-Membro.

A Comissão Europeia descarta alterações às regras de Schengen, nem quer que seja aberta uma discussão sobre o que continua a classificar como “o maior feito do projeto de integração europeia”. Admite, no entanto, que há aspectos que podem e devem ser melhorados em relação ao controle nas fronteiras externas.

A França, que decretou estado de emergência após os ataques, reclama uma resposta eficiente, rápida e coordenada da União Europeia. O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, voltou a pedir à UE que adote urgentemente medidas que permitam o acesso e a partilha de dados sobre passageiros de companhias aéreas.

"Mais que nunca, é tempo de a Europa adotar a medida para garantir que se possa seguir os movimentos, inclusive dentro da União. É uma condição para a nossa segurança coletiva", afirmou nessa quinta-feira.

Pelo menos 129 pessoas morreram nos diversos ataques simultâneos de sexta-feira à noite em Paris, reivindicados pelo Estado Islâmico, que tiveram como foco uma sala de espetáculos, bares, restaurantes e o Stade de França.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)