Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

UE tem condições de enfrentar ruptura de estoque petróleo


Renata Giraldi*
Agência Brasil

rasília – A União Europeia está preparada para enfrentar uma ruptura do abastecimento de petróleo. A análise é da diplomata europeia Catherine Ashton. A reação ocorre em meio à decisão do Irã de interromper as vendas de petróleo para a França e o Reino Unido e a ameaçar de fazer o mesmo para o restante dos europeus.

Ashton disse, porém, que a União Europeia pode garantir a segurança imediata dos estoques em caso de uma eventual ruptura. O presidente da Companhia Nacional de Petróleo do Irã, Ahmad Ghalebani, acrescentou que as ameaças podem ser concretizadas se a Europa mantiver "ações hostis" contra o regime do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Ghalebani disse que países como a Alemanha, Espanha, Itália, Grécia, Portugal e a Holanda são alvos das represálias iranianas contra o embargo votado em janeiro pelos europeus. A partir de julho, a importação de petróleo iraniano está proibida na Europa, uma medida que visa a reforçar as sanções contra o programa nuclear do país.

O anúncio feito pelo governo iraniano é simbólico, já que os governos francês e britânico praticamente interromperam toda a importação de petróleo iraniano. Mas para a Itália, a Espanha e a Grécia, as consequências podem ser ser mais graves, pois os três países dependem dessas exportações.

A Grécia importa 30% do petróleo iraniano, e a Espanha, 13%, segundo a Agência Internacional de Energia. A Europa aprovou a proposta de intensificar as sanções ao Irã por desconfiar que o programa nuclear desenvolvido no país esconda a produção de armas atômicas. As autoridades iranianas negam as suspeitas.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)