Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Um milhão de migrantes chegou à Europa em 2015



Da Agência Lusa
Gente de Opinião

Migrantes que cruzaram fronteira da Sérvia com a Croácia aguardam em campo para fazer registroEPA/Antonio Bat/Agência Lusa/Direitos Reservados

Um milhão de migrantes chegou desde janeiro à Europa, a maioria pelo Mediterrâneo, anunciaram hoje (22) a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“Até 21 de dezembro, cerca de 972 mil pessoas tinham atravessado o Mar Mediterrâneo, segundo números do Acnur. Além desses, a OIM estima que mais de 34 mil chegaram à Bulgária e à Grécia depois de atravessar a Turquia”, indicaram as duas organizações em comunicado conjunto.

“O total representa o fluxo migratório mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial” na Europa, explicou a OIM em outra nota enviada aos meios de comunicação social. Em 2014, mais de 219 mil migrantes tinham atravessado o Mediterrâneo.
 

A OIM informou ainda que 3.692 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas no mar durante este ano.

Entre os migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano, “uma pessoa a cada duas – meio milhão – era síria fugindo da guerra em seu país”, segundo o Acnur e a OIM. Os afegãos representam 20% e os iraquianos 7% das chegadas.

“Quando os sentimentos antiestrangeiros aumentam em certos locais, é importante reconhecer as contribuições positivas dos refugiados e migrantes para as sociedades em que vivem”, afirmou o alto- comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, citado no comunicado. Ele apelou para a defesa dos “valores europeus fundamentais”, como a promoção dos direitos humanos, da tolerância e da diversidade.

“Sabemos que as migrações são inevitáveis, necessárias e desejáveis”, disse o diretor-geral da OIM, William Lacy Swing.

A grande maioria dos migrantes – mais de 821 mil – passou pela Grécia, tendo 810 mil chegado por mar.

No total e desde janeiro chegaram à Itália cerca de 150 mil, à Bulgária 30 mil, à Espanha mais de 3.800, ao Chipre 269 e a Malta 106, de acordo com a OIM.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)