Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Unasul cria comissão para acompanhar crise na Venezuela


Da Agência Brasil

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) informou ontem (12) que designará uma comissão para acompanhar e assessorar o diálogo político entre o governo do presidente Nicolás Maduro e setores de oposição no país. Uma comissão, composta por chanceleres, será criada para acompanhar os diálogos na Venezuela e, segundo declaração, uma reunião deverá ocorrer até a primeira semana de abril.

Na nota, divulgada após encontro dos chanceleres em Santiago, a Unasul expressou também condolências e solidariedade aos parentes de vítimas. E disse rejeitar os atos de violência ocorridos em meio aos protestos na Venezuela durante este mês. O órgão defendeu a liberdade de expressão e reunião pacífica no país.

“Ratificando o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e reunião pacífica, circulação e livre trânsito, saúde e educação, como condições essenciais ao desenvolvimento do processo de integração sul-americana”, diz a declaração conjunta emitida pelos chanceleres.

O Conselho de Ministros também exortou às “forças políticas e sociais do país a privilegiarem o diálogo democrático e constitucional, assim como a concordância". “Reafirmamos que qualquer demanda deve ser canalizada de forma pacífica, pela via democrática, respeitando o Estado de Direito e suas instituições”, expressa o texto.

O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo disse que o documento da Unasul "marcou a coesão e o apoio ao diálogo, à paz e à concórdia na Venezuela" e manifestou a esperança de que todas as forcas políticas venezuelanas participem do diálogo, que terá o apoio da recém-criada comissão.

O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, agradeceu o apoio dos outros onze ministros, mas manteve firme a sua posição: "O governo não tem que fazer mea culpa. O governo está enfrentando democraticamente com força legal, diferencial e proporcional do Estado venezuelano uma tentativa de derrubada".

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)