Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

União Europeia e Estados Unidos cobram renúncia de Assad


Renata Giraldi*
 Agência Brasil

Brasília – A União Europeia (UE) e o governo dos Estados Unidos cobram do presidente da Síria, Bashar Al Assad, a renúncia para iniciar o processo de transição política no país. Há 21 meses, a Síria vive sob clima de guerra e mais de 60 mil pessoas morreram, inclusive crianças e mulheres, segundo organizações não governamentais.

A chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, insiste que é fundamental acabar com o clima de guerra na Síria. “Vamos analisar atentamente se existe algo de novo no discurso [do presidente sírio], mas mantemos a nossa posição de que Assad tem de se afastar e permitir uma transição política”, disse ela.

Desde 2000 no poder, Assad fez ontem (6) um discurso à nação informando que pretende permanecer no governo, embora esteja aberto ao diálogo. Mas manteve o discurso crítico em relação à oposição. Integrantes da oposição anunciaram que rejeitam a proposta de Assad, que chamou a atual circunstância política do país de "conspiração internacional" orquestrada por países ocidentais e árabes que financiam os “terroristas” que contestam o regime.

Desde março de 2011, a Síria está sob 19 sanções, principalmente impostas pela União Europeia. nas áreas econômica e financeira. Um total de 54 empresas e 181 pessoas, incluindo integrantes do governo Assad, constam da lista dos europeus, que impõe o congelamento de contas e a proibição de entrada no espaço comunitário.

Nos Estados Unidos, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que o plano de paz apresentado por Assad é "fora da realidade" e "mais uma tentativa do regime sírio de se manter no poder". O governo dos Estados Unidos reafirmou que o presidente sírio deve "se afastar e permitir uma transição política".

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)