Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela: Auditoria nas urnas manterá vitória de Maduro


Leandra Felipe
Agência Brasil/EBC

Bogotá - O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) garantiu que a auditoria nas urnas não alterará o resultado obtido por Nicolás Maduro nas eleições de 14 de abril. O candidato derrotado Henrique Capriles pede que a verificação seja mais detalhada.

A coordenação de campanha eleitoral de Capriles explicou que a auditoria esperada pela oposição compreende todos os elementos que compõem o processo eleitoral. "As 12 mil caixas que serão auditadas vão demonstrar se há elementos suficientes para determinar se os resultados não correspondem a verdade", diz a nota da oposição.

O CNE tem dito repetidas vezes que a auditoria não altera a vitória de Maduro. "Foi gerada uma falsa expectativa sobre uma suposta recontagem dos votos, mas isso não existe e o resultado é irreversível", explicou a vice-presidenta do Conselho Eleitoral, Sandra Oblitas. Empossado na semana passada, Maduro venceu a Capriles com menos de 2 pontos percentuais.

A oposição alega que houve mais de 3.500 irregularidades durante a votação, com denúncias que incluem desde a existência de urnas fantasma, até votos registrados de pessoas mortas. O CNE rebate dizendo que o sistema eleitoral foi aprovado por observadores da União da Nações Sul Americanas (Unasul) e do Mercosul.

Após uma semana marcada de intensos protestos que deixaram oito mortos, a oposição aceitou a auditoria proposta pelo CNE, na véspera da posse de Maduro, na noite de quinta-feira (18). O processo deve durar 30 dias e será acompanhado por fiscais do governo e da oposição. Maduro foi eleito para substituir ao ex-presidente Hugo Chávez, que morreu antes de tomar posse do mandato para o qual foi eleito em outubro do ano passado.


 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)