Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela critica Peru após comentários de suposta 'subordinação' da Bolívia


 
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela criticou nesta segunda-feira o governo do presidente peruano, Alan García, por afirmar que a Bolívia intervém nos assuntos internos do Peru por ordens do presidente venezuelano, Hugo Chávez. 


BBC Brasil


Em entrevista a uma rádio peruana, o presidente García disse que apesar Chávez "já não poder mais intervir" em assuntos internos do Peru, a ele "parece que tivesse delegado esse papel a um governo mais próximo", em referência ao governo de Evo Morales.

García disse ainda que espera que não haja intervenções nos comícios presidenciais de 2011 “como houve em 2006”. O presidente peruano se referiu ao apoio público de Hugo Chávez ao candidato da oposição Ollanta Humala, nas eleições presidenciais de 2006, vencidas por García, o que provocou uma crise política entre os dois países.

A chancelaria da Venezuela criticou os comentários do líder peruano e a “suposta subordinação” do governo boliviano ao da Venezuela e classificou as afirmações de García como “insolentes” e que “corroboram seu desprezo pela integração e particularmente pelos países vizinhos ao Peru, assim como pelas normas elementares de convivência pacífica e respeitosa que devem prevalecer em nossa região”.

Tensão

As relações dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, com Alan García tem sido complicadas desde que o líder peruano assumiu o poder.

Além do apoio aberto de Chávez ao candidato rival de García em 2006, nos últimos doze meses as relações se deterioraram após Lima ter concedido o asilo político ao opositor venezuelano Manuel Rosales, acusado de corrupção pela Justiça da Venezuela.

No caso da Bolívia, Morales entrou em conflito com o Peru após o governo de García ter concedido asilo a três ministros bolivianos acusados de genocídio pela atuação durante os confrontos de 2003 que causaram a morte de mais de 60 pessoas nas revoltas populares causadas pela renúncia do então presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)