Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela pede à Unasul que convoque Conselho Presidencial


*Da Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, pediu nessa quinta-feira (6) à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que convoque o Conselho Presidencial para que Caracas possa expor a situação atual do país.

Segundo Maduro, a reunião foi pedida para expor, perante o Conselho Presidencial da Unasul, os ataques e a violência de pequenos grupos que estão prejudicando a a sociedade e impondo uma situação política que o país vai superando com consciência. "Amamos a paz", disse Maduro.

O pedido do presidente venezuelano foi feito em Caracas, durante reunião com o presidente do Suriname e da Unasul, Desi Bouterse, que visitou a Venezuela para participar das cerimônias em homenagem ao primeiro ano da morte de Hugo Chávez.

Durante o encontro, explicou Maduro, eles passaram em revista "a relação bilateral, no quadro dos acordos de cooperação econômica, energética, cultural, social e das excelentes relações políticas, diplomáticas, de irmandade e de respeito" que a Venezuela tem mantido com o Suriname e, particularmente, com o seu presidente.

Esta é a segunda vez que o governo venezuelano pede que seja convocada uma reunião da Unasul para debater a crise.

Em 27 de fevereiro deste ano, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, anunciou ter solicitado à Unasul a realização de uma reunião extraordinária para discutir a situação no país. Há três semanas, são registradas diariamente manifestações em várias localidades, incluindo atos pacíficos e de violência, que deixaram pelo menos 21 mortos, centenas de feridos e mais de 1.000 detidos.

Segundo o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa, pelo menos 89 jornalistas foram agredidos e roubados.

Os protestos começaram em 12 de fevereiro, com uma marcha pacífica de estudantes contra a insegurança, mas intensificaram-se no mesmo dia, quando confrontos entre manifestantes, forças de ordem e grupos armados, causaram a morte de três pessoas.

*Com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)