Quinta-feira, 10 de abril de 2025 - 11h23
Logo no início da
gestão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) atuou para recompor e
reestruturar as equipes da Atenção Básica, com destaque para o chamamento de
mais de 109 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Também
foi iniciada a regularização do pagamento dos médicos, muitos com mais de cinco
meses sem receber. A meta agora é manter todos os vencimentos em dia.
Entre os principais
avanços registrados, estão:
• Redução em
cerca de 20% da fila do SUS, que chegou a mais de 19.500 pessoas. Hoje, esse
número está em pouco mais de 15.500, e o trabalho continua para zerar a fila;
• Fila de
exames de imagem foi reduzida a zero. Assumimos com mais de 2.000 pessoas
aguardando exames como tomografia, mamografia, ressonância magnética e
ultrassonografias. A fila foi eliminada e mais de 13.500 exames foram
realizados em 100 dias;
• Retomada de
consultas com especialistas no Centro de Especialidade Médica (CEM) e no Centro
Especializado em Reabilitação (CER), além da reativação dos exames
laboratoriais, paralisados desde novembro;
• Campanha
Março Lilás, com foco na saúde da mulher, e mais de 4 mil procedimentos realizados
no Centro de Saúde Ceci Cunha;
• Reativação
dos atendimentos odontológicos para pacientes especiais, suspensos desde 2022;
• Vacinação
itinerante em bairros estratégicos e ampliação da cobertura vacinal;
• Aquisição de
mais de R$ 2 milhões em medicamentos para abastecer Farmácia Básica e o
Hospital Municipal, com mais de 80 itens anteriormente indisponíveis, como
tiras de glicemia, clonazepam, losartana, albendazol, dipirona sódica,
diazepam, azitromicina, enalapril, luvas, seringas, agulhas, álcool, entre
outros.
Na infraestrutura e
média/alta complexidade:
• Início da
instalação da usina de oxigênio na UPA;
• Funcionamento
da nova ala de internação da clínica médica do Hospital Municipal;
• Instalação
de hemodiálise beira-leito na UTI;
• Economia de
R$ 500 mil ao ano com nova tecnologia de impressão de exames;
• Abertura da
demanda espontânea nas UBS;
• Distribuição
regular de fraldas geriátricas, antes em falta;
• Formação de
comissão para a construção do novo Hospital Municipal.
Assistência Social:
resposta rápida às emergências e proteção social ampliada
A Secretaria de
Assistência Social e Família (Semasf) enfrentou desafios como o aumento da
extrema pobreza – com 7.830 famílias em situação crítica, segundo o CadÚnico.
Entre os destaques do
período:
• Atenção
direta às famílias atingidas pela enchente, com acolhimento e distribuição de
cestas básicas;
• Reativação
dos CRAS e CREAS, com funcionamento em tempo integral;
• Atendimento
presencial do CadÚnico, oficinas, workshops e ações em grupo;
• Acolhimento
de crianças e adolescentes em situação de negligência e vulnerabilidade;
• Grupos de
mulheres, visitas domiciliares e ações educativas retomadas;
• O CREAS
voltou a atuar nas escolas;
• Volta às
aulas promovidas pela Fundação Cultural, com aumento no número de vagas para
aulas de canto, música e dança voltadas a crianças e adolescentes;
• Em breve, um
novo ambiente será inaugurado para ampliar ainda mais o atendimento de crianças
e adolescentes, que poderão participar gratuitamente das aulas oferecidas pela
Fundação Cultural.
Educação e inclusão:
retomada de obras e fortalecimento da rede TEA
A Secretaria Municipal
de Educação (Semed) garantiu a retomada de obras em quatro instituições e
avançou na valorização dos profissionais da rede, com cinco editais de
convocação e estudo de novas leis de gratificação, difícil acesso e reajuste
salarial.
Outros destaques
incluem:
• Merenda
escolar regularizada, incluindo cardápio especial para crianças com restrições
alimentares;
• Dobro de
atendimentos para alunos com autismo;
• Aumento do
número de cuidadores escolares, passando de 60 para 125;
• Comissão já
instalada para a construção do Centro do Amor, voltado ao atendimento de
pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições
neurodiversas;
• Participação
ativa da Superintendência do Autismo, com ações de sensibilização realizadas
durante o Abril Azul, além de articulação com outras secretarias para ampliação
e qualificação dos atendimentos às famílias neurodiversas.
Habitação e
Desenvolvimento: regularização e turismo em pauta
A Secretaria Municipal
de Regularização Fundiária e Habitação (Semurfh) promoveu ações importantes
para organizar e dar andamento aos seus trabalhos. Entre os principais avanços
estão:
· Mapeamento e análise
dos cadastros imobiliários, com foco na correção de dados e atualização por
bairro;
· Reestruturação da
equipe técnica, com avanços registrados especialmente no mês de março;
· Retomada de processos
paralisados em diversas frentes, totalizando mais de 4 mil processos pendentes
de análise;
· Análise e deferimento
de desdobros, junções e títulos definitivos, bem como autorizações para
lavratura de escrituras;
· Atualização de mais de
1 mil cadastros por meio de ofícios, além de revisões por desdobros e áreas sem
escrituras;
· Avanço na regularização
de transferências de IPTU e processos fiscais paralisados;
· Início do cadastramento
de áreas e moradores com foco na Regularização Fundiária Urbana (REURB), com
destaque para os 677 imóveis do Distrito de Nova Londrina;
· Levantamento de todas
as áreas públicas municipais, incluindo Alto Alegre (Área Reginaldo), Boa
Esperança e área da UBS de Nova Londrina.
A Secretaria Municipal
de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) destacou-se com:
· Parcerias para eventos
culturais e religiosos (Marcha para Jesus, Rondônia Rural Show, Feira do
Empreendedor);
·
Promoção
do etnoturismo indígena e articulação para instalação da ZPE (Zona de
Processamento de Exportação) e reestruturação do aeroporto.
Infraestrutura e
Mobilidade: cidade limpa e trânsito organizado
A Autarquia Municipal
de Trânsito (AMT) tem atuado na reorganização do tráfego urbano com ações de
renovação da sinalização viária, reestruturação de rotas e preparação da cidade
para grandes eventos. A iniciativa busca garantir mais segurança e fluidez no
trânsito, além de melhorar a mobilidade em regiões de maior circulação.
Em parceria com a
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a AMT também
integra as ações do programa de limpeza urbana, com foco na retirada de
entulhos, manutenção de vias e paisagismo. A atuação conjunta tem garantido uma
cidade mais limpa, organizada e preparada para receber eventos de grande porte
que impulsionam a economia local e o turismo regional.
Contrata Jipa:
incentivo à economia local com agilidade e inclusão
Entre as inovações
implantadas pela atual gestão está o Contrata Jipa, um projeto que visa dar
agilidade aos trâmites de contratação de serviços por meio do cadastro de
microempreendedores individuais (MEIs) do município. A iniciativa promove a
valorização da economia local, inclusão produtiva e geração de oportunidades
para pequenos prestadores de serviços.
Com o Contrata Jipa, a
Prefeitura cria um canal direto com os MEIs locais, facilitando o acesso a
chamadas públicas e otimizando a prestação de serviços.
Compromisso com
Ji-Paraná
A gestão segue firme,
guiada por uma política pública integrada, com foco na qualidade de vida dos
moradores e no desenvolvimento de Ji-Paraná.
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